Topo

Cada parte do corpo pede um tipo de esfoliante para deixar a pele em dia

Carol Salles

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/08/2016 16h07

Assim como não se deve passar o hidratante corporal no rosto (e vice-versa), o esfoliante é outro item de beleza que deve ser específico para cada parte do corpo. Isso porque cada um tem seu nível de abrasão. Usar um esfoliante com partículas grandes e ásperas em regiões delicadas, como o rosto, pode machucar a pele e até causar inflamações. Por outro lado, se o produto escolhido para áreas mais grossas for muito suave, não fará efeito. Veja, abaixo, como selecionar o melhor esfoliante para cada parte do corpo. E lembre-se sempre de hidratar a região depois e esfoliar, no máximo, duas vezes por semana.

Rosto
Não tem como fugir: o rosto é exposto todos os dias a uma série de pequenas agressões, como poluição, vento, estresse e alimentação pobre em nutrientes. Estes são alguns dos fatores que roubam o viço da pele e a deixam áspera, com ar cansado. Uma esfoliação facial pode ajudar a recuperar o vigor da pele. O cosmético ideal deve ter partículas pequenas, pouco abrasivas, como aqueles à base de semente de damasco. Se a pele for oleosa, antes da abrasão lave o rosto com água morna e um sabonete que controle o excesso de sebo. Já a pele seca é mais sensível e, por isso, nem sempre deve ser esfoliada. No entanto, se senti-la áspera, Mônica Aribi, dermatologista de São Paulo, indica o uso a cada 15 dias, seguido de uma hidratação caprichada. Existem outros casos nos quais o esfoliante não é indicado. "Quem está muito bronzeada, com espinhas ou tem mais de 50 anos deve evitar. Em todos esses casos, o uso do esfoliante pode trazer mais danos do que benefícios, pois são peles sensibilizadas, por um ou outro motivo", diz o dermatologista Abdo Salomão, de Guaxupé (MG). Homens com barba podem esfoliar apenas a região sem pelos, já que a própria barba funciona como uma barreira para as pequenas agressões do dia a dia.

Corpo
Os esfoliantes mais fáceis de usar são em forma de sabonete ou que contenham óleos ou manteigas vegetais. Isso porque eles espalham melhor e, assim, garantem homogeneidade. Além disso, a esfoliação ajuda a aumentar a penetração de cremes e outros produtos tópicos. Para quem está fazendo tratamento para celulite, por exemplo, o dermatologista Jardis Volpe, de São Paulo, recomenda esfoliar os locais que apresentam furinhos durante o banho e depois utilizar um creme específico para atacar o problema.

Pés, cotovelos e joelhos
Essas áreas costumam ressecar mais. Use produtos que façam esfoliação química, ou seja, que contêm ingredientes que removem a primeira camada da pele. Dois dos mais usados e conhecidos são o ácido salicílico e a ureia. Eles estão presentes em cremes industrializados, que você compra prontos, ou também podem ser manipulados. Use todos os dias até afinar a região ressecada. Depois disso, use duas vezes por semana. "Se a pele já estiver fina o suficiente e continuar a esfoliar, podem aparecer pequenos vasinhos", alerta o dermatologista Abdo Salomão, de Guaxupé (MG).

Lábios
Os grânulos devem ser extrafinos, pois trata-se de uma região muito sensível. Esfregue os lábios com bastante suavidade. A esfoliação pode ser feita uma vez por semana. Em seguida, hidrate com um bálsamo. Mesmo que você não queira adotar a esfoliação como um hábito, a dermatologista Vanessa Metz, do Rio de Janeiro, sugere esfoliar a boca quando for usar um batom mate, porque, assim, o acabamento fica mais uniforme. Uma ressalva: se seus lábios estão rachando ou com pelinhas soltando, não esfolie. O problema pode até piorar. Ao invés disso, faça uma hidratação reforçada, aplicando todos os dias bálsamo para lábios com FPS, para garantir a proteção contra os efeitos do sol.

Veja as opções de esfoliantes para as diferentes partes do corpo: