Topo

"Faxina" para esfoliar couro cabeludo requer cuidados e não serve pra todos

Esfoliar couro cabeludo fortalece fios, mas não serve para todos os cabelos - Getty Images
Esfoliar couro cabeludo fortalece fios, mas não serve para todos os cabelos Imagem: Getty Images

Carol Salles

Colaboração para o UOL

13/12/2016 06h01

Muita gente já ouviu falar que esfoliar a pele ajuda a mantê-la bonita e saudável. Mas você já parou para pensar que o couro cabeludo também pode se beneficiar desse ritual? O objetivo, nesse caso, é fazer uma limpeza profunda nele, eliminando resíduos de poeira, poluição, produtos finalizadores (como sprays, mousses, pomadas e leave-ins), além de sebo.

Essa “faxina” estimula a circulação e desobstrui os poros, aumentando e facilitando a entrada de nutrientes no folículo piloso (onde nascem os fios) –originários tanto da circulação sanguínea quanto de produtos específicos para tratar certos problemas, como calvície. O resultado é um cabelo mais saudável e fortalecido.

Por eliminar o excesso de sebo, o procedimento também pode ajudar a diminuir a queda. A dermatologista Ana Carina Bertin, especializada em tricologia, explica que isso ocorre porque o óleo no comprimento do cabelo, quando em excesso, age como uma espécie de “cola”, fazendo com que fios novos grudem nos antigos, cujo ciclo já está no fim. “Na hora de pentear, por estarem unidos por causa do óleo, caem os dois fios: tanto o que já estava pronto para cair quanto o mais novo.”

Indicado para todo mundo?
O peeling capilar é recomendado uma vez por semana para quem tem cabelo oleoso e misto. Quem possui caspa ou dermatite seborreica pode fazer, desde que com acompanhamento de um dermatologista. Couros cabeludos normais também se beneficiam, mas a esfoliação deve ser realizada com intervalos maiores, a cada 15 ou 30 dias. Já os couros secos, sensíveis, com alergias ou machucados devem evitar.

Como fazer?
O esfoliante pode ser comprado pronto, em farmácias e lojas de cosméticos, ou manipulado a pedido médico. Seja qual for o seu, ele deve sempre ser usado antes do xampu e apenas no couro. Aplique com as pontas dos dedos e jamais use as unhas. Massageie com movimentos circulares suaves, pelo tempo indicado na embalagem ou prescrito pelo médico. Depois, lave com um xampu adequado ao seu tipo de fio. A dermatologista Juliana Spektor, especializada em terapia capilar, recomenda aplicar o xampu duas vezes para remover bem o esfoliante.

Mistura caseira
Também é possível fazer um esfoliante para cabelos oleosos e mistos com ingredientes caseiros. As receitas a seguir foram indicadas pelas dermatologistas consultadas para essa matéria. Bata no liquidificador uma colher (sopa) de açúcar e a mesma medida de sementes de uva e de mel. Ou misture uma colher (sopa) de açúcar e outra de iogurte natural. Ambos os esfoliantes podem ser aplicados no couro úmido, massageando suavemente por dois minutos. Depois, remova bem com xampu.

Alguns cuidados
É bom saber que o excesso de esfoliação pode ressecar demais o couro e, com isso, até causar feridas, irritações e sensibilidade a produtos como xampu e condicionador. Não faça esfoliação às vésperas de qualquer procedimento químico nos fios porque a pele da cabeça ficará com os poros abertos e, portanto, suscetível à entrada de tintura, água oxigenada e até formol. Por fim, evite também o peeling caso já exista sensibilidade ou irritação.