Topo

Make de bonita: drags do reality de Ru Paul dão dicas para arrasar

James Cimino

Colaboração para o UOL, em Los Angeles

16/06/2017 04h00

Há nove temporadas o reality show "RuPaul’s Drag Race" - que vai ao ar aos sábados, 23h, pelo canal Comedy Central - tem mostrado uma divertida disputa entre drag queens de diversos estilos. Quando o assunto é maquiagem, as candidatas esbanjam conhecimentos e técnicas incríveis, capaz de surpreender qualquer mulher apaixonada por batons, blushes e pincéis. 

O UOL acompanhou a final do programa, em um teatro no centro de Glendale (leste de Los Angeles), no início deste mês. Com plateia lotada, a gravação do reality apresentado pela drag mais famosa do mundo, Ru Paul, contou com a presença de todas as participantes desta edição.

Aproveitamos para pedir dicas infalíveis de make para mulheres e drags brasileiras arrasarem na Parada Gay de São Paulo, que acontece no próximo domingo, 18. Veja algumas delas:

1 - Mulheres, não tentem parecer uma drag

Nina Bo’nina Brown, sexto lugar nesta temporada do reality, foi clara ao dizer que mulheres têm que usar pouca maquiagem. "Bom, se você é uma garota, não precisa de muito. Não se exceda como nós nos excedemos. Menos é mais", defende.
 

2 - Ou... Ignore a regra número 1

Ok, você entendeu que mulheres são naturalmente bonitas, mas mesmo assim quer ir fundo na personagem? Farrah Moan, sétimo lugar na temporada 9, ensina que é muito importante usar bem o corretivo, não encher de maquiagem onde não precisa e brilho sempre: glitter, strass ou os dois juntos.
 

3 - Batom vermelho destrói qualquer depressão

Charlie Hides ficou famosa por ser a participante mais velha de todas as temporadas do "RuPaul’s Drag Race". Aos 53 anos, ela defende que o batom vermelho, bem vivo, é a chave para um make de bonita. "Mesmo que você esteja se sentindo cansada, triste, solitária, deprimida, ponha um batom bem vermelho, se olhe no espelho e diga: eu sou linda!"
 

4 - Negras: cuidado com o "efeito Doritos"

A finalista Peppermint, que se declarou como mulher trans no programa, disse que o segredo da maquiagem em peles negras são os tons de laranja. E no caso das latinas recomendou o uso de um pó cor de cacau "trigeña", palavra hispânica que se tornou uma gíria popular atualmente para descrever peles que não são nem muito negras nem muito brancas. 
 
A pele negra foi uma deixa para que Nina Bo’nina Brown "gongasse" a ex-participante Coco Montrese, da temporada 5, que se tornou meme pelo excesso de laranja. "Não siga o passo a passo da Coco Montresse e use pó de Doritos na cara, porque você não quer ficar alaranjada Eu não tô brincando, gata! Ou fique longe de cores cinzentas. Use cores frescas que deixem viva a cor da sua pele."
 

5 - Autoestima é o melhor make

De todas as dicas essenciais, como batom vermelho, primer, base e corretivo, nenhuma palavra foi mais citada pelas entrevistadas que "mistura". Eureka, que foi eliminada nesta temporada após lesionar o joelho ao abrir um espacate, disse o seguinte: "O grande segredo é como misturar, mas também é ver o que funciona pro formato do seu rosto.
 
Você tem que tentar estilos, cores e produtos diferentes e ver o que funciona em você. O que funciona em uma pessoa pode não funcionar pra você, então, querida, pratique e se torne a artista que eu sei que você consegue ser."
 
Para obter a melhor mistura, também é necessário muita tentativa e erro. E Cinthya Lee Fontaine, que sobreviveu a um câncer, fala que autoestima também ajuda muito a fazer uma boa maquiagem. "O que quer que você tente, seja para uma fantasia ou apenas para o dia a dia, conheça seu rosto, ame-se em primeiro lugar, porque a maquiagem vai ser uma acessório.”