Topo

Pele sensível? Médica explica por que mulher ficou careca ao pintar cabelo

Kirsty antes do trágico incidente que a fez perder metade dos seus cabelos - Reprodução/Facebook
Kirsty antes do trágico incidente que a fez perder metade dos seus cabelos Imagem: Reprodução/Facebook

Denise de Almeida

Do UOL

04/08/2017 18h31

A britânica que perdeu mais da metade dos cabelos ao tentar descolorir os fios para aderir ao visual "unicórnio" teve o azar de combinar um descolorante potente com uma pele sensível, aposta a dermatologista e tricologista Alessandra Juliano, especialista em cabelos.

"Existem alguns tipos de químicas que podem desencadear o que a gente chama de dermatite de contato, que podem gerar queimaduras gravíssimas. Na verdade foi uma associação disso tudo", analisa a médica.

Ela afirma ainda que também existe a possibilidade de que o couro cabeludo de Kirsty já estivesse inflamado antes dela tentar pintar e isso poderia agravar a situação. "Alguma doença dermatológica, como psoríase ou dermatite seborreica, pode ter gerado esse quadro, que realmente é de caráter irreversível", aponta.

A médica conta que já tratou casos semelhantes ao da britânica. "Isso realmente gera uma queimadura que pode ser de terceiro grau. Só um procedimento cirúrgico pode melhorar o quadro, mas é bastante decepcionante esse tipo de problema", relata Alessandra.

Expectativa x realidade: como Kirsty queria ficar e o resultado trágico da descoloração - Reprodução/Instagram e Facebook - Reprodução/Instagram e Facebook
Expectativa x realidade: como Kirsty queria ficar e o resultado trágico da descoloração
Imagem: Reprodução/Instagram e Facebook

A tricologista explica que o processo de descoloração dos cabelos, também chamado de decapagem, é algo complexo e que a melhor opção é sempre fazer isso em um salão especializado, com um professional capacitado.

Descolorindo no salão ou é em casa, Alessandra aponta que é importante seguir algumas orientações:

· O primeiro passo é sempre que for descolorir estar com o cabelo sujo, há no mínimo 24h sem lavar. "O próprio sebo do couro cabeludo protege o cabelo contra o estresse oxidativo".

· Também é preciso estar atento para não ultrapassar o tempo de ação da química. "Quando a gente extrapola esse tempo, além de você poder ter um dano na cutícula do cabelo, pode causar um estresse oxidativo no bulbo capilar e gerar uma drástica perda de cabelo".

· Depois que acabar o processo de descoloração, é preciso lavar muito bem a cabeça. "Lave exaustivamente o cabelo. Não deixe nenhum resíduo da tinta ou descolorante no couro cabeludo".

·  Nunca utilize um produto que não foi liberado pela Anvisa, já que o órgão regula e testa esses produtos antes de liberar a sua comercialização.

·  Se você já tiver algum tipo de alergia, seja de contato com metais ou a produtos químicos, ou tiver um processo inflamatório, vá ao médico antes de pintar suas madeixas. "É preferível que você procure um dermatologista e faça um teste de contato antes de fazer uso de um descolorante".