Topo

Entradas à vista? O que é mito e o que é verdade sobre a calvície feminina

iStock
Imagem: iStock

Bárbara Tavares

Do UOL, em São Paulo

28/09/2017 04h00

Apesar de ser predominante nos homens, a calvície também afeta mulheres. De acordo com a Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), 50% das mulheres têm alguma queixa relacionada à queda dos fios, e a calvície atinge 5% da população feminina. Atualmente, as mulheres representam 15% das cirurgias de transplante capilar e 40% dos tratamentos dermatológicos relacionados ao couro cabeludo. Majoritariamente transmitida por genes herdados da mãe, em alguns casos, os primeiros sinais da calvície podem aparecer a partir dos 17 anos.

Em média, perdemos de 100 a 120 fios por dia e as causas podem ser classificadas em três grupos: hereditária/constitucional, metabólica e hormonal. O primeiro é representado pelos casos de calvície, que não é propriamente uma queda de cabelo, mas sim uma miniaturização e/ ou rarefação dos fios. O segundo pode ser causado por estresse, desequilíbrio nutricional e doenças metabólicas. Já o terceiro ocorre devido às doenças na hipófise, na tireoide, na suprarrenal, nos ovários ou nos testículos.

Márcio Crisóstomo, cirurgião plástico especializado em transplante capilar, decifra o que é mito e o que é verdade sobre o assunto. Confira!

Dormir com os cabelos molhados faz mal?

Verdade. Dormir com os cabelos molhados propicia um ambiente quente e úmido no couro cabeludo, que é favorável para o aumento de fungos e bactérias, resultando em um aumento da oleosidade, formação de caspa e queda de cabelo.

A queda de cabelo pode aumentar após o parto?

Verdade. Cerca de 4 meses após o parto (ou outro tipo de estresse físico ou emocional), muitos fios de cabelo podem entrar prematuramente na fase de queda, levando à perda de mais fios por dia que o normal. Na medicina, o problema é chamado de eflúvio telógeno. Mas para alívio das mulheres, a queda é temporária e esses fios voltarão a crescer normalmente depois de algum tempo.

Usar boné ou chapéu faz cair cabelo?

Mito. O uso de chapéus não faz os cabelos caírem, mas ele pode ajudar a agravar problemas do couro cabeludo como dermatite seborreica ou caspa.

Alimentação ruim pode aumentar a queda de cabelo?

Verdade. Deve-se manter uma alimentação balanceada, rica em vitaminas, antioxidantes, proteínas, ferro, zinco e vitamina A e C para que os fios se mantenham saudáveis.