Topo

5 motivos para ser feliz no biquíni mesmo sem ter um "projeto verão"

Projeto verão? Ser feliz!  - Getty Images
Projeto verão? Ser feliz! Imagem: Getty Images

Heloísa Noronha

Colaboração para o UOL

15/10/2017 04h00

É em outubro que geralmente começa a bater a paranoia de correr contra o relógio para ficar em forma para o verão. A ansiedade de entrar em forma para arrasar no biquíni - algo bastante incentivado pela mídia - pode gerar uma culpa imensa, além de vergonha e baixa autoestima.

Como consequência, em vez de aproveitar as delícias da estação, as mulheres deixam de se divertir ou de vestir o que gostariam por causa de padrões impostos que sequer deveriam existir. Se você faz parte dessa turma, veja 5 razões para não virar refém dessa armadilha:

1- Você não precisa de um corpo em forma para arrasar!

Responda rápido: qual a necessidade de ostentar bíceps delineados para curtir um boteco com os amigos num fim de tarde ensolarado? Por que a circunferência do abdome poderia impedir um mergulho refrescante numa piscina geladinha? Com ou sem celulite, o seu bumbum não só pode como deve passear onde quiser! 

Você não precisa se sentir com tudo durinho e no lugar para aproveitar a vida. Nem sempre um corpo em dia é sinônimo de satisfação se a pessoa viver na paranoia limitante de engordar ou envelhecer. Aliás, não existe um "corpo de verão". As pessoas são muito mais do que um corpo. Você tem inteligência, sensibilidade, sabedoria interior, bom papo, certo? Leve-os para tomar sol na praia, fazer luau na areia, andar no calçadão...

2 - O julgamento alheio às vezes só existe na sua cabeça

A fisioterapeuta Cristina Passos, 39 anos, sentia vergonha da cicatriz e flacidez na barriga depois da cesárea. Nos últimos três verões, abriu mão do biquíni e só escolhia os modelos de maiôs mais comportados da loja. "Achava que todo mundo iria reparar no meu corpo, nas estrias, na marca proeminente. Depois de muito papo com meu marido, muita leitura e de conhecer mulheres que se sentem à vontade do jeito que são, finalmente me sinto pronta para encarar um biquíni de novo", conta.

"Estou até mais gordinha agora, mas não pretendo perder mais tempo ligando para a suposta opinião dos outros. Quem quiser olhar feio, rir ou criticar, que se dane. O julgamento alheio não deve determinar a maneira como uma mulher se sente". Que tal se inspirar na história de Cristina e ser feliz?

3 - Comparações, além de cruéis, são irreais

Se você morre de inveja cada vez que vê as fotos nas redes sociais de alguma celebridade ou musa fitness, saiba que está desperdiçando tempo com remoendo esses sentimentos. Além de contarem com o fatídico photoshop, as imagens que você contempla são fruto de técnicas sofisticadas, luzes especiais, poses estudadas.

Além do mais, é inútil se comparar com mulheres que ganham dinheiro com a própria imagem e não têm uma rotina normal de trabalho, cuidados com os filhos, tarefas domésticas, tempo ou dinheiro escassos. A melhor referência que qualquer mulher deve ter é ela mesma e, claro, com a consciência de que mesmo com todos os cuidados o corpo muda com o passar dos anos.

4 - Concentre-se nas conquistas

OK, o ano passou voando e, quando você se deu conta, não cumpriu os planos de dieta, não malhou como havia planejado nem se submeteu aos tratamentos estéticos que pretendia. "E daí?", diz a professora de inglês e tradutora Débora Silva, de 29 anos. "Não vale a pena me preocupar com isso agora, até porque não vai dar tempo. Posso até me sentir um pouquinho frustrada, mas acho que comemorar as coisas boas que realizei é melhor e mais saudável do que ficar reclamando ou lamentando o que não fiz", conta. É isso aí: concentre-se no que houve de legal na sua vida esse ano e, se estiver a fim, faça outras resoluções para 2018, com expectativas mais realistas.

5 - Sabe o que é sexy? Autoconfiança

Segurança é sinônimo de beleza e sensualidade. Uma mulher autoconfiante é forte e transparece isso para as pessoas, o que a torna mais interessante. As pessoas admiram quem é segura de si. Ande de cabeça erguida, com a coluna ereta e fale sempre olhando nos olhos e com um tom de voz claro e assertivo.

Não tenha medo de ser você! E lembre-se: autoestima é prática diária. Nunca é tarde para desconstruir e alterar padrões e crenças que não servem mais para você. Qualquer mulher pode colocar o biquíni, o maiô, o top e a saia que quiser. Arrume-se para si mesma, acredite no seu potencial e seja feliz todos os dias, em qualquer estação, independente da temperatura.

Fontes consultadas: Flávia Motta, coach do Instituto Viver o Bem-Estar, em Vila Velha (ES); Izabel Failde, psicóloga organizacional e consultora desenvolvimento pessoal e autoliderança, de São Paulo (SP); Lizandra Arita, psicóloga clínica, de São Paulo (SP); Maria Edna de Melo, doutora em Endocrinologia pela USP (Universidade de São Paulo) e presidente da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), e Marina Vasconcellos, psicóloga, terapeuta familiar e de casal pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)