Topo

Batom com efeito vinil veio direto dos anos 80 para o seu look de verão

Nara Alves

Contribuição para o UOL

07/12/2017 04h00

O sempre polêmico gloss está de volta. O batom com efeito matte, que reinou absoluto nos últimos anos, agora disputa espaço com a boca com efeito vinil ou laqueado. Bem ao estilo Boca Loka, os batons com efeito brilhante vieram direto dos anos 80 para colorir e dar um brilho a mais ao look do verão 2018.

Veja também: 

Por causa de sua textura brilhante, o batom com efeito vinil deixa o visual sexy e fresco com apenas uma pincelada. Juliana Rakoza, maquiadora oficial da Maybelline NY, dá algumas dicas para apostar na tendência sem medo de parecer que comeu um frango assado:

Para não ficar caricato

Para não parecer que você acabou de sair de uma máquina do tempo, escolha um foco da maquiagem. "Por exemplo, se você usar um gloss vinil rosa com uma sombra azul vai ficar bem anos 80. Agora se usar o gloss com delineador, vai ficar mais moderno", explica Juliana. A dica, então, é equilibrar e evitar looks muito coloridos. "O batom vinil vermelho fica sexy, assim como um olhão preto com boca cor de boca com gloss", continua.

Mas tudo depende da sua vibe!

Hoje não tem mais essa de "não pode". Você quer combinar gloss rosa com sombra azul? Sinta-se à vontade. "Eu não vejo problema nenhum, superfunciona. Então depende do tipo da vibe da mulher e se ela segura a onda ou não", completa a maquiadora.

Dá para ser discretinha com batom vinil

O efeito laqueado pode ser seu amigo mesmo em um make mais discreto. "É só escolher um tom de boca, mais claro", fala a maquiadora. A textura brilhante do batom vinil vai dar a dose certa de personalidade para o look cara lavada de todos os dias.

Vai ser grudento, mas dá pra evitar que o batom escorra

O maior incômodo é a sensação de grude na boca. Infelizmente, não há muito como fugir disso. "Vai bater cabelo e grudar mesmo. É normal do produto. O ideal, no entanto, é que ele não escorra", diz Juliana Rakoza. O macete para evitar o desastre é contornar os lábios com lápis para dar aquela segurada. "E passar o gloss apenas no centro da boca, na parte de cima e de baixo. Só com isso você consegue ficar com um efeito superbonito sem ficar borrando".