Apartamentos

Apê chique tem banheira na varanda com vista para a cidade

Giovanny Gerolla

Colaboração para o UOL

Uma empresária e um médico vivem com dois filhos em um apartamento novo com 210 m², em São Paulo (SP). Mas o imóvel contava com uma grande varanda externa, separada por paredes de alvenaria das salas e o espaço era pouco aproveitado. 

"A família não precisava de uma varanda tão grande", afirma a arquiteta Fabiana Silveira, uma das sócias do escritório SP Estudio, contratado para desenvolver a reforma. Ao mesmo tempo, os moradores queriam espaços de convivência mais amplos e integrados. Foi assim que as possíveis demolições passaram a ser estudadas e a obra na área social, com 110 m², ganhou fôlego.

"Verificamos com um sensor o que era alvenaria e o que consistia nos elementos estruturais [vigas e pilares], mapeando os locais que poderiam ser demolidos", conta Patrícia de Palma, arquiteta-sócia do SP Estudio. Caíram quase todos os fechamentos que separavam a sala da varanda, foi mantida, apenas, uma parede que limita a cozinha e uma viga.

Na base da marreta

Os serviços de demolição foram feitos de forma milimétrica, com marreta e martelete. Depois, como havia uma diferença de altura entre os pisos dos ambientes, foi preciso nivelá-los. O nivelamento possibilitou que a infraestrutura hidráulica da cozinha fosse estendida e alimentasse a banheira nova instalada à beira dos janelões, com vista privilegiada para a cidade.

Agora, o espaço social conta com estar integrado à cozinha e comunicação direta com a sala de jantar, além de canto de relaxamento equipado com poltrona e banheira. Para ambientar esse luxuoso espaço de sonho, os revestimentos são 'duros' e modernos, remetem ao aço corten, ao cimento queimado e ao concreto aparente. O mobiliário, porém, é convidativo, com peças de Jader Almeida e belas obras de arte.

Ficha técnica

Apê 360º, São Paulo (SP)

Projeto de SP Estudio

Detalhes do projeto
  • Área Construída 210 m²
  • Projeto SP Estudio
  • Equipe Fabiana Silveira e Patrícia de Palma
  • Colaboradores Bruno Moraes Arquitetura
  • Projeto de Decoração SP Estudio
  • Construção Quattro Construtora
  • Projeto Luminotécnico Mingrone Iluminação
Topo