Casa e decoração

6 formas de aproveitar melhor o espaço na cozinha

Karine Serezuella

Colaboração para o UOL, de Ribeirão Preto

  • Didi Cunha / Arte UOL

    Potinhos

    Em uma gaveta ou prateleira organize os potes de plástico conforme o formato, encaixando-os e deixando os maiores embaixo da pilha. Junte as tampas e coloque-as dentro de um recipiente ou agrupe-as entre as divisórias, sempre ao lado dos utensílios para facilitar na hora do uso.

    Imagem: Didi Cunha / Arte UOL

  • Didi Cunha / Arte UOL

    Louças

    Com a ajuda de suportes aramados, amplie o espaço interno dos armários criando vários níveis de prateleiras e aproveite a altura entre as divisórias pré-existentes. Organize nessas novas subdivisões itens baixos como pratos, empilhando-os; enfileire os copos e disponha também as xícaras, os pires e outras louçarias, como potes de cerâmica, em pequenas pilhas, respeitando a fragilidade de cada material.

    Imagem: Didi Cunha / Arte UOL

  • Didi Cunha / Arte UOL

    Xícaras penduradas

    Uma opção para a organização das xícaras é encaixar, nas prateleiras internas mais altas, aramados específicos para pendurar tais itens. Os ganchos aproveitam a altura entre as divisórias originais do armário, sem comprometer a remoção dos pratos, dispostos na base do nicho. Não tem aramados? Instale ganchos unitários e tradicionais, encontrados em casas de ferragens.

    Imagem: Didi Cunha / Arte UOL

  • Didi Cunha/ Arte UOL

    Panelas e assadeiras

    Evite guardar as panelas encaixadas umas dentro das outras: este arranjo pode riscar os objetos. Para resolver a arrumação desses utensílios, faça pilhas colocando uma tampa invertida entre cada duas peças. As frigideiras podem ser agrupadas e formar pequenas "torres", mas entre elas devem ser inseridas folhas de papel ou plástico. Ao sobrepor as assadeiras, da maior para a menor, use esta mesma técnica.

    Imagem: Didi Cunha/ Arte UOL

  • Didi Cunha/ Arte UOL

    Tampas e tábuas

    As portas dos armários são ótimas para organizar as tampas das panelas e as tábuas de corte. Mas leve em conta essa dica importante: escolha um tipo de organizador (para pendurar ou parafusar) que não comprometa o fechamento do móvel. Alternativa para sustentar as tampas é criar linhas de tensão usando fios de náilon (bem esticados!) ou cabos de aço fininhos.

    Imagem: Didi Cunha/ Arte UOL

  • Didi Cunha/ Arte UOL

    Ganchos e suportes

    Paredes vazias podem ser muito úteis para quem dispõe de poucos metros quadrados na cozinha. Instale nessas superfícies, seja sobre a bancada, a pia ou ao lado do fogão, diferentes tipos de suportes organizadores: prateleiras, barras ou ganchos servem para acomodar e deixar à mão os objetos empregados no preparo das refeições e os temperos. [Fontes: Adinalva Ruggeri e Ana Afonso, consultoras de organização residencial].

    Imagem: Didi Cunha/ Arte UOL

Topo