Últimas de Estilo de vida

6 truques infalíveis para manter a cozinha sem gordura e perfumada

Getty Images
Simples truques de limpeza e organização ajudam a deixar a cozinha limpa e cheirosa imagem: Getty Images

Simone Sayegh

Colaboração para o UOL, de São Paulo

Depois do preparo da comida, a cena se repete: restos de alimentos, cheiros insistentes, superfícies engorduradas, entre outras sujeiras, exigem que a limpeza da cozinha seja frequente.
 
Para que o ambiente não fique um caos após as refeições, veja seis truques de limpeza e de organização que ajudam a manter o local limpo e perfumado. 
 
Fontes: Adalva Gonçalves, química; Fernanda Ribeiro, gerente operacional da empresa Limpeza com Zelo e Natalia Zanardi Ortiz, house organizer e autora do livro “Casa em Ordem”.
 

Siga as dicas dos especialistas

  • Getty Images

    Forre o fogão

    Você tem pouco tempo para higienizar a cozinha? Uma dica é forrar com papel alumínio a superfície em aço inox do fogão ou usar protetores próprios para o aparelho. Quando estiverem sujos, descarte-os e finalize a limpeza passando um pano umedecido em uma solução desengordurante.

    Imagem: Getty Images

  • Getty Images

    Programe a fritura

    Faça um cardápio semanal e procure preparar a refeição que inclui frituras somente na data da faxina caprichada ou então no dia que a antecede. Essa prática ajuda na rotina de limpeza da sua cozinha e colabora com sua saúde.

    Imagem: Getty Images

  • Getty Images

    Não "ajude" a coifa

    Ao contrário do que todo mundo pensa, não tente "auxiliar" a coifa abrindo as janelas ou portas próximas ao aparelho. A entrada de ar no espaço pode empurrar e espalhar a fumaça (e gorduras) pelo cômodo e atrapalhar a eficiência do equipamento.

    Imagem: Getty Images

  • Getty Images

    Desengordurante é multiuso

    Opte por um desengordurante suave ou neutro (pode ser um detergente!) na limpeza de qualquer tipo de superfície, da pia ao piso. No caso da higienização do chão, dilua bem o produto em água limpa. Limpe o fogão, coifa e micro-ondas também com um desengordurante.

    Imagem: Getty Images

  • Getty Images

    Seque a pia e a esponja

    Não deixe água parada na bancada da pia, porque pode surgir limo e mau cheiro. Pelo menos uma vez por dia, levante o escorredor de louças e seque bem a superfície que fica abaixo do utensílio. Nunca guarde a esponja com resíduos de comida ou sabão. Após o uso, lave bem, retire o excesso de água e a coloque em local seco.

    Imagem: Getty Images

  • Reprodução/ Pinterest - alinnebeatrizss

    Limpe as lixeiras

    Lave as lixeiras da cozinha com água e sabão, de preferência diariamente. Depois de higienizados, antes de colocar o saco plástico, borrife dois ou três jatos de um produto de limpeza multiuso com um cheiro agradável e enxugue bem.

    Imagem: Reprodução/ Pinterest - alinnebeatrizss

Topo