Últimas de Estilo de vida

Apês-contêineres em NY medem de 24 a 33 m² e têm cama retrátil

Mir/ Divulgação/ nArchitects

Do UOL, em São Paulo

No Brasil, não é de hoje que construtoras apostam em micro apartamentos com dimensões inimagináveis como as quitinetes com 18 m². Nos EUA, os imóveis bem pequenos continuam em alta a exemplo deste recente lançamento em Nova York: um edifício de nove andares com 55 estúdios modulares que vão de 24 a 33 m².

O empreendimento Carmel Place, antes denominado de “My Micro NY”, projetado pelo escritório de arquitetura nArchitects e executado pela empresa Monadnock, tem como público-alvo os nova-iorquinos solteiros acostumados a viver em caixas de sapato e que procuram imóveis para locação que sejam seguros, legais e com “preços razoáveis”.

 

Meu micro NY

  • Divulgação/ Monadnock

    Sala-quarto

    Todas as quitinetes são equipadas com uma mini geladeira, cooktop elétrico e um micro-ondas. As unidades mobiliadas incluem ainda um sofá que esconde uma cama retrátil, armários, rack para TV e uma mesa de trabalho.

    Imagem: Divulgação/ Monadnock

  • Mir/ Divulgação/ nArchitects

    Aluguel acessível?

    Dos 55 imóveis, 14 deles serão destinados a locatários que atendam restrições de renda. Para esses moradores, o aluguel mensal será de 950 dólares. O preço, embora não seja tão acessível assim, é bem abaixo do custo dos demais estúdios. Por exemplo, um apartamento mobiliado, com 33 m², no segundo andar, não sairá por menos de 2.910 dólares por mês.

    Imagem: Mir/ Divulgação/ nArchitects

  • Mir/ Divulgação/ nArchitects

    Contêineres

    Para simplificar a obra e viabilizar esse "custo acessível" aos novos inquilinos, o projeto adotou unidades pré-fabricadas que se assemelham a contêineres, que foram transportadas e "empilhadas", formando o edifício.

    Imagem: Mir/ Divulgação/ nArchitects

  • Divulgação/ Monadnock

    Banheiro aceitável

    O micro apartamento dispõe de espaço para montar um cantinho de trabalho e conta também com um banheiro aceitável considerando o layout enxuto do imóvel. No entanto, no lugar da banheira (item comum nas residências norte-americanas), o cômodo tem um box pequeno com chuveiro.

    Imagem: Divulgação/ Monadnock

Topo