Jardinagem e paisagismo

Apps ajudam no cultivo da horta e lembram que é hora de regar as plantas

Karine Serezuella

Colaboração para o UOL, de Ribeirão Preto

A perspectiva de ter temperos e hortaliças fresquinhas e, ainda, poder executar uma atividade prazerosa e que gera bem-estar faz com que muita gente queira cultivar uma horta, mesmo que pequenina. No entanto, para que sua empreitada seja um sucesso, você precisa conhecer as espécies e se dedicar ao seu canteiro ou vaso.

Como nem sempre a boa vontade garante o êxito em jardinagem, a tecnologia pode ser muito útil: selecionamos quatro aplicativos que ajudam a sanar dúvidas, indicam épocas boas para o plantio e, até, lembram da hora de pôr água nas plantinhas. Baixe o seu app e bote a mão na terra.

  • Divulgação

    Plantit

    Desenvolvido por uma empresa portuguesa, a Digital Species, o aplicativo é bem fácil de mexer e serve como um 'livro' de consultas. Logo de cara, há uma lista com quase 30 hortaliças e ervas aromáticas. Ao clicar em uma das espécies, você obtém detalhes sobre o cultivo doméstico como a profundidade ideal para o plantio das sementes e macetes sobre rega e adubação, além de dicas de como tratar pragas e doenças usando bioinseticidas. Mas o mais legal do app é o calendário onde são indicados os períodos mais adequados, dentro de cada estação do ano, para semear, plantar e colher o vegetal. O Plantit é gratuito, tem versão em português e está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

    Imagem: Divulgação

  • Divulgação

    Minha horta

    A proposta e o 'layout' do aplicativo Minha Horta são bem parecidos com os do Plantit (acima). Ao clicar em uma das espécies listadas, você encontra as dicas de cultivo e manejo em formato PDF. Apesar de disponibilizar informações sobre 18 plantas, entre temperos e hortaliças, alguns vegetais populares, como alecrim e cebola, ficaram fora da seleção. Por outro lado, o app desenhado pela Casa do Aplicativo é mais interativo se comparado ao Plantit. No mural e no espaço "Fotos", os usuários podem compartilhar ideias e experiências e enviar dúvidas. Ficou interessado? A ferramenta em português é gratuita e pode ser instalada em celulares e tablets com sistemas operacionais Android ou iOS.

    Imagem: Divulgação

  • Divulgação

    Gardroid - Vegetable Garden

    Criado por uma empresa belga, o app oferece informações resumidas em tabelas com dados sobre cultivo e os períodos adequados para a semeadura e a colheita para diversas ervas e hortaliças, entre outros vegetais. Uma vantagem do aplicativo é que você não perde a hora da rega, porque o sistema gera alertas. Apesar de ter versão apenas em inglês, o app tem uso intuitivo por conta das ilustrações, mas para a compreensão de dicas mais complexas talvez seja bom ter um dicionário à mão. A ferramenta é gratuita, mas só está disponível para celulares e tablets com sistema operacional Android.

    Imagem: Divulgação

  • Divulgação

    Guia salad

    O aplicativo, criado pela empresa 4Mobi, reúne materiais que auxiliam na rotina de uma alimentação saudável e, entre eles, oferece o manual "como fazer sua horta". Em estilo "passo a passo" traça as diretrizes do processo de cultivo: o que plantar; qual o material necessário; aspectos sobre umidade e rega; dicas de como escolher o vaso ou fazer o controle ecológico de insetos e doenças. O app ainda elenca informações diretas e ilustrações fofas sobre nove espécies de ervas e temperos. A ferramenta é grátis, está em português e pode ser baixada em celulares e tablets com sistemas operacionais Android ou iOS.

    Imagem: Divulgação

Topo