Últimas de Estilo de vida

Arquitetas projetam apê-corredor com apenas 15 m²

MCA Estúdio/ Divulgação
Camila Mesquita e Paula Werneck criaram uma casa confortável em um espaço estreito imagem: MCA Estúdio/ Divulgação

Do UOL, em São Paulo

É possível morar com conforto em um apartamento montado em um corredor com 15 m²? As arquitetas Camila Mesquita e Paula Werneck afirmam que sim: o projeto Mini Apê é uma casa criada em um único ambiente estreito e comprido, mas que promete atender a todas as necessidades do morador.

O micro-espaço, que conta com cozinha, sala de estar, quarto e banheiro, pode ser visitado até 2 de novembro, na Morar Mais Por Menos RJ, na Sede do Clube de Regatas do Flamengo, na capital fluminense. Para outras informações, acesse o site da mostra de decoração.

Cômodos do micro-apê

  • MCA Estúdio/ Divulgação

    Quarto suspenso

    Para solucionar a metragem escassa, o quarto foi instalado em um mezanino, logo acima do banheiro. O pavimento intermediário tem escada de acesso e guarda-corpo produzidos com canos de cobre. O material combina com outros acabamentos com estilo urbano-industrial, tais como o metal do armário e o cimento queimado aplicado no piso e na parede.

    Imagem: MCA Estúdio/ Divulgação

  • MCA Estúdio/ Divulgação

    Cozinha bem resolvida

    Para montar uma cozinha com área de jantar, as arquitetas desenharam uma bancada sob medida. A marcenaria une o espaço para o preparo das refeições (com pia, cooktop, coifa, forno e geladeira embutidos), armários superiores e uma mesa com dois bancos. Na decoração, o destaque fica por conta da luminária retrô e dos objetos que remetem às paisagens cariocas.

    Imagem: MCA Estúdio/ Divulgação

  • MCA Estúdio/ Divulgação

    Banheiro ajeitadinho

    Poucas e bonitas peças dão conta da funcionalidade necessária e, também, decoram o ambiente compacto: uma cuba de chão, um espelho comprido (encostado na parede) e um armário baixo de metal. A parede azul e os quadros sobre música brasileira garantem uma atmosfera jovem e moderna.

    Imagem: MCA Estúdio/ Divulgação

Topo