Últimas de Estilo de vida

Castiçais migram para a decoração de fim de ano e não requerem adornos

Gabriela Dantur/ Divulgação/ Reprodução/ Pinterest - Beatriz Morbin/ Montagem UOL
Castiçais comuns deixam a decoração de fim de ano mais bonita e aconchegante imagem: Gabriela Dantur/ Divulgação/ Reprodução/ Pinterest - Beatriz Morbin/ Montagem UOL

Do UOL, em São Paulo

Você tem em casa um castiçal comum e nunca pensou que ele pudesse ser usado na decoração de Natal? Ou você adora essas peças, mas não se anima muito com as versões natalinas cheias de frufrus?

O UOL mostra como é possível tirar do armário castiçais comuns e empregá-los na decoração das mesas de fim de ano, sem acrescentar adornos e/ ou somente incluir um ou outro enfeite junto ao suporte. Inspire-se nas dicas e migre esses objetos lindos dos jantares formais para sua composição festiva!

Cada estilo, uma aplicação

  • Divulgação/ Bloomingdales

    Requintado

    Se você tem um par de castiçais de materiais nobres, como este de cristal e ouro, deixe que o suporte para velas seja a atração da mesa ou brilhe no aparador. Se o modelo é requintado, evite usar enfeites natalinos extravagantes como bolas, festões e laços ao lado da peça. Na mesa, empregue taças e copos de cristal e pratos de porcelana.

    Imagem: Divulgação/ Bloomingdales

  • Divulgação/ Maya Selway

    Minimalista

    Embora composições mais elaboradas sejam mais comuns em datas festivas como o Natal e o Réveillon, castiçais minimalistas - a exemplo deste criado pela designer britânica Maya Selway - ficam lindos em decorações delicadas e sem exageros. Na mesa, use um jogo de jantar com design limpo e, combinado com o castiçal, use um par de vasos de vidro baixos, contendo uma única flor.

    Imagem: Divulgação/ Maya Selway

  • Divulgação/ Ted Muehling e ER Butler & Co.

    Conjunto clássico

    Que tal empregar na decoração natalina um conjunto de castiçais clássicos revisitados? As peças são perfeitas para ocasiões festivas como o Natal e o Ano Novo. Mas tenha bom senso ao compor a ambientação, porque o desenho dos suportes já atrai a atenção dos convidados. No caso de modelos feitos em bronze escurecido (foto), equilibre a composição com tons de prata e branco.

    Imagem: Divulgação/ Ted Muehling e ER Butler & Co.

  • Divulgação/ Menu

    Geométrico

    Um castiçal geométrico, fabricado em metal, por exemplo, vai bem em decorações modernas. Para o Natal, caso o modelo seja baixo, como este na foto, não o utilize na mesa de jantar, porque a peça "sumirá" entre os réchauds e louças. Prefira colocá-lo em um aparador ou em mesas laterais para compor o clima natalino, que sempre pede a luz de velas.

    Imagem: Divulgação/ Menu

  • Gabriela Dantur/ Reprodução Histórias de Casa

    Faça você mesmo

    Não tem um castiçal guardado em casa? Faça o seu! É possível encontrar muitas ideias em tutoriais na internet, a exemplo deste feito com sarrafo de madeira e luvas de cobre, ensinado pelo site Histórias de Casa (http://historiasdecasa.com.br). O passo a passo é bem simples e a peça fica linda em uma decoração natalina em tons de dourado e verde.

    Imagem: Gabriela Dantur/ Reprodução Histórias de Casa

  • Reprodução/ Pinterest - Birgitta Hafsteinsdottir

    Em forma de coisas

    Os castiçais com formatos lúdicos, como estes "de casinha", caem bem em ambientações informais e divertidas. Se você gosta desse estilo, não deixe de incorporá-lo à decoração das festas de fim de ano. Caso tenha crianças em casa, combine os castiçais a outros enfeites fofos como papais Noel e bonequinhos Quebra-Nozes. Mas para evitar acidentes domésticos, mantenha as velas apagadas ou redobre a supervisão.

    Imagem: Reprodução/ Pinterest - Birgitta Hafsteinsdottir

  • Reprodução/ Pinterest - Blue Barn Creatief

    Vintage

    Os castiçais antigos, produzidos em cerâmica ou ágata, são lindos e não podem ficar esquecidos dentro dos armários, em especial, na época das festas de fim de ano. No Natal, utilize-os associados a enfeites natalinos artesanais, assim você obtém um visual bucólico e charmoso. Para escolher as cores desses adornos, considere os tons que aparecem nos suportes de velas.

    Imagem: Reprodução/ Pinterest - Blue Barn Creatief

  • Reprodução/ Pinterest - Beatriz Morbin

    Em garrafas

    Uma ideia simples e baratinha é utilizar como castiçais, garrafas. Nas festas, para exemplares feitos de vidro incolor, dê um toque festivo que converse com as cores da decoração, por exemplo, amarrando um laço vermelho no vasilhame. Em garrafas coloridas (como as da foto), tenha cautela ao combinar os tons, para estabelecer a harmonia da composição.

    Imagem: Reprodução/ Pinterest - Beatriz Morbin

Topo