Casa e decoração

Coisas que você não pensa, mas pode precisar no dia do casamento

Simone Sayegh

Colaboração para o UOL, em São Paulo

Na hora de organizar um casamento a lista de providências a serem tomadas tende a ser bem grande, mas mesmo assim, alguns itens não são previstos e podem até comprometer o bom andamento da festa. O UOL elencou medidas “esquecidas”, mas indispensáveis, para garantir festejos bem sucedidos e inesquecíveis.

Fontes: Sylvia Queiroz, Flávia Gurgel e Marriages - organização de casamentos e eventos.

Os esquecidos

  • Getty Images

    Disponibilidade

    Ao escolher a data do casamento, especialmente quando grande parte dos convidados é de outras cidades, é importante checar a disponibilidade de hospedagem e, caso haja eventos (feiras, festas, convenções) ou um feirado prolongado, recomendar a reserva com antecedência. Esse cuidado demanda outro: caso a cerimônia seja realizada próximo a datas festivas, faça o convite (ou envie o "save the date") com um pouco mais de antecedência, para que as pessoas possam se programar e reservar a data.

    Imagem: Getty Images

  • Getty Images

    Energia 24 h

    Gerador: tá aí um dos itens mais importantes a serem pensados para uma festa. Muita gente acha o equipamento um exagero, mas a interrupção do fornecimento pode ser causada por chuvas e raios ou até mesmo pela batida forte de um caminhão, carro ou ônibus em um poste ou a sobrecarga de um transformador. Além da iluminação, o som também pode ser ligado ao gerador, o que garante que a festa só termine a hora que os noivos desejarem.

    Imagem: Getty Images

  • Getty Images

    Proteção contra chuva

    Necessárias apenas se o casamento for ao livre, a tenda ou cobertura extra devem ser planejadas com antecedência, pois não é possível fazer as instalações em cima da hora. Todavia, uma simples tenda não resolve em caso de chuva ou vento forte e, nesses casos, outras medidas como o adiamento ou a moção da cerimônia podem ser necessárias. Além disso, se a superfície for gramada, um piso compensado é indispensável para que os convidados não sujem os pés com a terra molhada.

    Imagem: Getty Images

  • Getty Images

    Sem retrospectiva

    Itens facilmente esquecidos, principalmente entre noivos sem experiência, são o conjunto de projetor e tela para a exibição da retrospectiva fotográfica. Geralmente, o sistema é oferecido pelo fotógrafo que fará a montagem do vídeo ou o profissional responsável pelo som e iluminação, mas o casal deve cobrar os produtos com antecedência.

    Imagem: Getty Images

  • Getty Images

    Limpeza antes, durante e depois

    Nem todo espaço dedicado aos festejos do casório oferece equipe de limpeza, portanto cheque antes e garanta o serviço em contrato. A arrumação é necessária antes, durante e após o evento. No decorrer da festa, por exemplo, caso um copo quebre na pista ou algum convidado derrame bebida no meio do salão, os profissionais da faxina ajudam a manter o bom andamento da festa, mesmo depois desses pequenos acidentes, evitando de ferimentos e tombos a chão grudento.

    Imagem: Getty Images

  • Getty Images

    Carro na mão

    O serviço de "vallet" é útil pela praticidade e segurança. Mas ao contratar, procure sempre empresas com seguro, pois você não vai querer que seus convidados tenham problemas ao prestigiar seu grande dia. Já uma equipe de segurança é importante para fazer o controle de acesso ao seu evento (especialmente no caso de festas grandes), e durante a festança, para minimizar eventuais brigas...

    Imagem: Getty Images

  • Getty Images

    Comodidades

    Há alguns anos as festas de casamento agregaram uma gama de agrados importantes e muito "queridos" para os convidados. Nos banheiros, kits agrupam itens de higiene, cuidados de beleza e pequenas farmácias para socorrer urgências de mulheres e homens: grampos, lixas de unha e protetores de calcinha fazem parte das cestas dispostas sobre bancadas e lavatórios no banheiro feminino. Em ambos estão remédios para enjoo e dor de cabeça, além de curativos, cotonetes, fio dental e enxaguante bucal. Para fazer os convivas aguentarem as rodadas extras de bebida e a maratona de dança, o lanchinho na madrugada se tornou essencial, bem como o chá ou café com docinhos na hora da despedida.

    Imagem: Getty Images

  • Getty Images

    S.O.S. bebidas

    Para que não falte bebida durante a festa, calcule criteriosamente a quantidade necessária. Mas caso as garrafas se esgotem, muitos fornecedores oferecem o serviço de S.O.S. durante a madrugada, para que a festa não acabe. O recurso deve ser previamente pesquisado, pois dependendo do local, pode ser difícil encontrar a marca e a disponibilidade necessárias, além de se pagar muito mais caro pela unidade. Também é possível contratar o serviço de consignação de bebidas, solução mais barata e acessível: o fornecedor oferece uma quantidade acima do estipulado e os noivos só arcam com o que for consumido.

    Imagem: Getty Images

  • Getty Images

    Gelo extra

    Para garantir bebida sempre gelada, independente do horário em que esteja rolando a festa, a recomendação é: compre gelo a mais, pelo menos com uma margem de 10%. Economizar nos cálculos de bebida e de gelo é um erro mais perceptível do que no da comida e pode custar a animação da festa.

    Imagem: Getty Images

Topo