Casa e decoração

Cozinha setorizada facilita a vida e promove papo entre 'chef' e convidados

Silvana Maria Rosso

Colaboração para o UOL, em São Paulo

O apê, originalmente, contava com uma cozinha ampla (20 m²) e integrada à churrasqueira pela porta de correr. O espaço estava mobiliado com armários, bancada em L e uma pequena mesa para refeições, no entanto, os novos moradores sentiam falta de uma copa elaborada que pudesse se integrar à área "gourmet".

Na varanda, o espaço do churrasco foi todo reformado, pela decoradora Marília Veiga: o piso recebeu porcelanato (60 cm x 60 cm) e unificou os ambientes, uma novo balcão foi construído e ganhou banquetas altas. 

Na cozinha, mais armários e uma mesa acoplada à bancada repaginada com Silestone. O forro foi pintado e a nova iluminação instalada. Em dias de festa, com a porta corrediça aberta, toda essa área (são quase 40 m²) fica à disposição dos convidados e permite que o "chef" da vez interaja com amigos e familiares.

  • Daniel Veiga/ Divulgação

    Leve contraste

    A distribuição e os armários da cozinha foram mantidos no projeto de decoração assinado por Marília Veiga, apenas o tampo da bancada foi substituído por uma superfície de quartzo (Silestone). O revestimento propicia mais praticidade na hora da limpeza. No piso, o porcelanato cria um leve contraste com o acabamento das paredes.

    Imagem: Daniel Veiga/ Divulgação

  • Daniel Veiga/ Divulgação

    Nova copa

    A copa assinada pela decoradora Marília Veiga recebeu novos armários planejados: o móvel de cima acompanha a linguagem da cozinha e tem um nicho branco ao centro. Já o de baixo é totalmente branco e acopla a mesa para quatro pessoas, servida por cadeiras Eiffel. O forro pré-existente, que foi repintado na reforma, já delimitava os dois ambientes assim como a bancada.

    Imagem: Daniel Veiga/ Divulgação

  • Daniel Veiga/ Divulgação

    Novos itens

    Com a reforma, a copa-cozinha teve o piso revestido com porcelanato "nude" em formato 60 cm x 60 cm, que contribuiu para a integração dos espaços e aumenta a claridade. O projeto preservou os armários da cozinha, que serviram de referência para a marcenaria da copa. A iluminação na cozinha é geral, já na copa, o pendente está focado sobre o tampo da nova mesa.

    Imagem: Daniel Veiga/ Divulgação

  • Daniel Veiga/ Divulgação

    Área "goumert"

    Uma parte da bancada com tampo de Silestone acomoda o novo "cooktop", a outra serve de apoio para a copa, quando são servidas refeições. À esquerda, a porta corrediça de vidro permite que o espaço seja integrado à área "gourmet".

    Imagem: Daniel Veiga/ Divulgação

  • Daniel Veiga/ Divulgação

    Repaginação

    Na varanda, a área "gourmet" foi totalmente alterada: uma bancada foi construída e recebeu tampo de superfície de quartzo (Silestone), material que também reveste o nicho na parede da pia. As banquetas altas (Dpot) completam o espaço para comes e bebes. O projeto previu, ainda, novos spots para a iluminação e a cortina rolô (à esq.) que controla a luz natural quando necessário.

    Imagem: Daniel Veiga/ Divulgação

Topo