Últimas de Estilo de vida

4 dicas simples para cuidar bem das orquídeas nesse calorão

Getty Images
Cuide bem das orquídeas na primavera, quando muitas espécies florescem imagem: Getty Images

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

A primavera, com temperaturas mais amenas e aumento da umidade e dos períodos ensolarados, trazia sempre boas condições para que grande parte das espécies de orquídeas desabrochasse e florisse. Mas este ano, parece que o fenômeno El Niño resolveu "bagunçar" o ciclo, devido ao intenso calor e à secura vistos e sentidos ainda no início da estação das flores.
 
De acordo com a orquidófila e relações públicas da Associação Orquidófila de São Paulo (AOSP), Rosemari Hariki, muitas orquídeas deverão florir em breve, mas o clima excessivamente quente e seco pode fazer a flor durar menos. Para que o florescimento seja sadio e você consiga manter sua planta bonita nesse calorão, Hariki dá quatro dicas simples de como cuidar bem dessas espécies tão lindas. 
 
E, se você se interessa pelo assunto e quiser conhecer um pouco mais sobre o cultivo dessas flores, acompanhe os cursos gratuitos da 93ª Exposição de Orquídeas da AOSP, entre os dias 25 e 27 de setembro, no Parque Francisco Rizzo, em Embu das Artes (SP). Para outras informações, acesse o site da mostra.

Cuidados simples

  • Getty Images

    Mais água, por favor

    Em dias com altas temperaturas, mantenha as plantas mais hidratadas. Regue, preferencialmente, antes do nascer e depois do pôr-do-sol. Ao aguar, cuidado com a quantidade: as orquídeas detestam o acúmulo de água no vaso. Por isso, se você irrigou pela manhã, antes de molhá-la no final do dia, cheque a umidade no substrato e repita o processo apenas se constatar secura.

    Imagem: Getty Images

  • Getty Images

    Adube quando estiver mais fresco

    Faça a adubação fora do horário mais quente do dia, porque a luz solar e o calor do ambiente, em ação com o adubo, podem "queimar" as folhas e flores. Para fornecer as vitaminas e minerais necessários, borrife o adubo NPK 20-20-20 diluído ou fertilizante natural, sempre(!) nos cantos do vaso.

    Imagem: Getty Images

  • Getty Images

    Protege-a dos raios solares

    A orquídea precisa de sol para florir, mas a radiação solar direta, ainda mais nesse calorão, pode queimar as folhas. Coloque telas aluminizadas ou de PVC nas janelas para ajudar a evitar essas queimaduras e manter a hidratação por mais tempo.

    Imagem: Getty Images

  • Fabiano Cerchiari/ UOL

    Evite o replantio

    Está pensando em replantar sua orquídea, porque o substrato está velho ou a espécie não está se desenvolvendo bem no recipiente atual? Somente realize o replantio após a época de florada terminar para não estressar demais a planta.

    Imagem: Fabiano Cerchiari/ UOL

Topo