Decoração de ambientes

Atualizada em 22.08.2016 16h14

Dá para ter uma banheira vitoriana em um banheiro pequeno; veja

Giovanny Gerolla

Colaboração para o UOL, em São Paulo

Você não precisa ter um espaço gigantesco para ter uma banheira em estilo vitoriano, muito menos promover reformas complexas e trabalhosas em sua casa. Com um 'retrofit' rápido, a designer de interiores Bianka Mugnatto conseguiu adaptar o banheiro com pouco mais de 5 m² para receber uma área de banho chique.

Clássicas, as banheiras vitorianas instigam sonhos de requinte e bem-estar e proporcionam banhos simples de imersão. A vantagem desse modelo é a mobilidade: por serem autoportantes (ou seja, são estáveis por si só) dispensam o 'degrau' de alvenaria para instalação e podem ser removidas facilmente. O design curvilíneo, bem europeu, é elegante.

"Naquele local, havia uma banheira de caixa. A única mudança que fiz para configurar do espaço foi remover a estrutura e nivelar todo o piso, para que a nova banheira de imersão pudesse ser colocada diretamente sob a janela", explica a designer. 

Reforma descomplicada

  • Divulgação

    Apenas 1,5 m

    O encaixe foi perfeito: o modelo da IDT Banheiras Térmicas, medindo 1,5 m, fica entre os nichos para armazenar toalhas e sais de banho (à dir.) e uma parede vermelha (Escarlate - Suvinil), que 'aquece' e dá jovialidade ao espaço. Tanto os nichos como a bancada para cuba (Deca) foram executados em concreto e revestidos com pastilhas de vidro (Vidrotil).

    Imagem: Divulgação

  • Divulgação

    Repaginada geral

    Para a reforma pouco trabalhosa, a designer Bianka Mugnatto basicamente trocou os revestimentos do banheiro: parte das paredes receberam tinta látex branco-neve acetinado (Suvinil) e o antigo boxe de acrílico foi substituído por um novo, de vidro temperado (8 mm). O piso cerâmico comum é composto de peças 30 cm x 30 cm (com tosetos pretos pontuando a paginação) e as louças, metais e acessórios são da Deca. Para oferecer privacidade ao usuário, foi instalada uma persiana da Luxaflex em frente à ampla janela.

    Imagem: Divulgação

  • Divulgação

    Hidráulica

    Como já havia uma banheira no local, não foi preciso mexer na hidráulica: as tubulações foram reaproveitadas. Independentemente disso, a instalação da banheira em estilo vitoriano é simples. O modelo já vem com misturador de água (quente e fria) e um chuveirinho é adaptado ao sistema, para possibilitar o enxágue do corpo, após o banho de imersão.

    Imagem: Divulgação

Topo