Últimas de Estilo de vida

Dez perfis no Pinterest para você seguir e mudar a cara da sua casa

Reprodução/ Pinterest - Atelier des Ours
Uma das imagens do perfil do blog francês Atelier des Ours no Pinterest imagem: Reprodução/ Pinterest - Atelier des Ours

Giovanny Gerolla

Colaboração para o UOL, em São Paulo

Quer redecorar a casa, mas não sabe o que fazer? A dica é observar ideias variadas, inspirar-se e definir seu melhor estilo. E o Pinterest (rede social de compartilhamento de fotos) é o lugar ideal para iniciar suas pesquisas.

São milhões de perfis que podem ser de um desconhecido curioso, de um decorador ou mesmo de um lojista de objetos de decoração. O que eles têm em comum? Muito bom gosto e foco em valores estéticos. 

E dá para confiar. Segundo Fernando Forte, do escritório FGMF Arquitetos, o Pinterest é uma ótima fonte de referências de cores, texturas, formas, tendências e de muitas, muitas peças decorativas. 
 
Se até quem é profissional gosta de aproveitar as “pinadas” de terceiros, por que não explorar esta ferramenta? Então, comece a espiar o mundo dos “pins”! Além da seleção a seguir, entre também no perfil do UOL no Pinterest (https://www.pinterest.com/uol/) e siga os painéis Decoração, Arquitetura e reforma e Jardinagem
 

Entre no mundo dos "pins"

  • Reprodução/ Pinterest - Marie Latham/ Montagem UOL

    Estilo industrial

    O estilo industrial para decorar encontra abrigo no perfil de Marie Latham (https://br.pinterest.com/marie_latham/industrial) no Pinterest. São adaptações de peças antigas como o relógio feito em correias de aço, bancos de aros, móveis em chapas de ferro ou paredes descascadas e sobreposição de revestimentos. Tudo muito rústico, acinzentado e cheio de ousadia.

    Imagem: Reprodução/ Pinterest - Marie Latham/ Montagem UOL

  • Reprodução/ Pinterest - Adriana Santos/ Montagem UOL

    Pallets em tudo

    Dá para fazer de tudo com pallets: é o que mostra Adriana Santos no seu painel Pallet Arte em Madeira (https://br.pinterest.com/adriana0230/pallet-arte-em-madeira). São muitos nichos para banheiros, salas e cozinhas, além de cadeiras, estruturas para camas e sofás, painéis para TV e todo o tipo de porta-trecos, em madeira natural, pintada ou patinada.

    Imagem: Reprodução/ Pinterest - Adriana Santos/ Montagem UOL

  • Reprodução/ Pinterest - Atelier des Ours/ Montagem UOL

    Universo romântico

    O perfil no Pinterest do blog de moda francês Atelier des Ours (https://fr.pinterest.com/atelierdesours/interieurs) não é chique só no nome e não trata só de moda. A ideia é fotografar a poética e o universo romântico e atemporal do mundo do design, inclusive as influências do romantismo sobre a composição de interiores.

    Imagem: Reprodução/ Pinterest - Atelier des Ours/ Montagem UOL

  • Reprodução/ Pinterest - Tess Krüss/ Montagem UOL

    Escadas espirais

    O holandês Tess Krüss tem dicas de design, mobiliário, "faça você mesmo", interiores, texturas e padrões, mas o que chama atenção mesmo é sua fascinação por escadas espirais (https://www.pinterest.com/smeltkrus/staircases/). As peças são estruturadas em madeira, chapas de aço, concreto, entre outros materiais antigos e modernos. Um giro que vale a pena.

    Imagem: Reprodução/ Pinterest - Tess Krüss/ Montagem UOL

  • Reprodução/ Pinterest - Monica Armani/ Montagem UOL

    Inspirações estilosas

    Monica Armani (https://www.pinterest.com/quecosamia) lança ideias no Pinterest que podem servir para inspirar não só o estilo dos ambientes, mas orientam até mesmo moda, beleza e comidinhas. O grosso, no entanto, está na área decorativa: cartelas de cores, que ensinam a combinar tons; espaços mais clássicos e sóbrios; e ambientes que misturam elementos contemporâneos.

    Imagem: Reprodução/ Pinterest - Monica Armani/ Montagem UOL

  • Reprodução/ Pinterest - The Home Depot/ Montagem UOL

    Loja inspiradora

    O The Home Depot (https://www.pinterest.com/homedepot) é uma loja online norte-americana de coisas variadas para casa, ferramentas, jardim, "faça você mesmo", entre outros. Embora seja gringa, você pode aproveitar o perfil da empresa para tirar ideias, por exemplo, para a renovação da pintura, a decoração dos quintais ou o desenho do piso de madeira.

    Imagem: Reprodução/ Pinterest - The Home Depot/ Montagem UOL

  • Reprodução/ Pinterest - Andresa Ferreira/ Montagem UOL

    Salas para todos os gostos

    O painel Décor (https://www.pinterest.com/totinbubbles/décor) de Andresa Ferreira traz imagens de salas de estar, das mais clássicas às mais descoladas, expostas em mostras de decoração ou assinadas por nomes da arquitetura/decoração tais como os brasileiros Guilherme Torres, Roberto Migotto, Patricia Martinez e outros internacionais.

    Imagem: Reprodução/ Pinterest - Andresa Ferreira/ Montagem UOL

  • Reprodução/ Pinterest - Cama Marroquino/ Montagem UOL

    Estilo oriental

    Já imaginou ter um quarto marroquino (https://br.pinterest.com/explore/cama-marroquino-952530455189)? Na verdade, a tendência oriental traz elementos de forma e cor que remetem tanto ao Marrocos quanto a outros cantos do mundo árabe. E neste painel se revela nos tecidos para colchas e capas de almofadas, sem contar as cabeceiras decoradas, o vermelho intenso ou o verde-mar das paredes.

    Imagem: Reprodução/ Pinterest - Cama Marroquino/ Montagem UOL

  • Reprodução/ Pinterest - Julia Kählert/ Montagem UOL

    Objetos em concreto

    Julia Kählert é uma alemã fascinada por "faça você mesmo", jardinagem, tricô e costura. Outra paixão dela é a cor rosa, o que fica linda combinada com os tons do cimento. Aliás, ela tem um painel só sobre objetos em concreto feito em casa, o DIY Beton I Concrete (https://br.pinterest.com/sometimespink/diy-beton-i-concrete), com ideias para móveis, porta-velas, vasos e outros itens objetos de decoração.

    Imagem: Reprodução/ Pinterest - Julia Kählert/ Montagem UOL

  • Reprodução/ Pinterest - Peyton Walsh/ Montagem UOL

    Ideias para jardins

    Ideas for Manga Series: The Guild (https://br.pinterest.com/peytonwalshpd3/ideas-for-manga-series-the-guild), um dos painéis de Peyton Walsh no Pinterest, servem de inspiração para séries de mangás (cartoons japoneses), mas podem ser aproveitados como ideias para jardins. Flores coloridas e maravilhosos caminhos por entre áreas ajardinadas, tipicamente europeus, são exemplos.

    Imagem: Reprodução/ Pinterest - Peyton Walsh/ Montagem UOL

Topo