Casa e decoração

Feira de construção oferece soluções para economizar tempo e dinheiro

Juliana Nakamura

Colaboração para o UOL, em São Paulo

Soluções para poupar água e energia, produtos para abreviar a duração da obra e alternativas para reduzir custos com manutenção são alguns dos motes para os lançamentos do mercado da construção civil. A 22ª edição da Feicon Batimat, maior feira do setor na América Latina, fica em cartaz em São Paulo até dia 16. Confira a seguir algumas novidades, apresentadas no evento, que podem ajudar na sua construção ou reforma em "tempos de vacas magras".

#economia

  • Lucas Lima/ Montagem UOL

    Fontes renováveis

    Com as tarifas de água e energia caras, alguns expositores da Feicon 2016 buscaram soluções que exploram fontes alternativas de energia. A Heliotek (www.heliotek.com.br), por exemplo, desenvolveu o aquecedor para piscinas Helio PP (fotos à esq.). O equipamento funciona com energia solar e conta com sistema de instalação econômico, com módulos mais largos e menos acessórios. A ecoeficiência também rege o Sistema Pluvi Júnior, para captação da chuva em residências ou estabelecimentos comerciais. Produzido pela Hydro Z (www.hydroz.com.br), o aparelho conta com uma central de tratamento compacta capaz de deixar a água própria para atividades como lavagem de roupas e automóveis, descarga em sanitários, regas, etc...

    Imagem: Lucas Lima/ Montagem UOL

  • Lucas Lima/ UOL

    Menos desperdício

    Para economizar no banho, a novidade é a ducha Flatt para ser usada com aquecedores a gás. Produzido pela Fortti (www.fortti.ind.br), marca do grupo Lorenzetti que trabalha com produtos à base do chamado plástico de engenharia, o equipamento conta com redutor de vazão integrado. De acordo com a fabricante, o dispositivo economiza até 70% de água, em comparação com os modelos tradicionais, e tem preço competitivo: R$ 65.

    Imagem: Lucas Lima/ UOL

  • Lucas Lima - UOL/ Divulgação/ Montagem UOL

    Sem sujeira

    A Feicon Batimat aponta soluções, das mais simples às mais tecnológicas, para agilizar a obra: a STO (www.sto.com) expôs o painel para revestimento de fachadas StoTherm, com chapas (são 800 opções de cores) termo isolantes que incorporam uma camada de poliestireno. Outro produto que promete facilitar o trabalho de quem constrói é a máscara SMC (foto do meio), produzida pela coreana Tae (www.taeyoung.com.br). Trata-se de um filme de polietileno de alta densidade que funciona como proteção impermeável para rodapés, batentes, portas, janelas, pisos e recortes em paredes durante a realização de pinturas. Também buscando a praticidade, a Pinceis Atlas (www.pinceisatlas.com.br) apresentou sua linha de alizares de poliestireno (à dir.): molduras decorativas que podem ajudar quem pensa em reformar, mas quer evitar quebradeiras, pois contam com canaletas especiais para esconder fios e cabos elétricos.

    Imagem: Lucas Lima - UOL/ Divulgação/ Montagem UOL

  • Lucas Lima/ UOL

    Manutenção fácil

    Reduzir custos com a manutenção das construções é uma necessidade. Não à toa alguns fabricantes buscam soluções para facilitar a limpeza e minimizar a refação do trabalho. Um exemplo é o verniz Fuseprotec Antipichação, da Viapol (www.viapol.com.br). Com acabamentos brilhante ou fosco, o produto é indicado para proteger superfícies verticais feitas de concreto aparente, tijolos à vista, blocos de concreto e pedras naturais das pichações.

    Imagem: Lucas Lima/ UOL

  • Lucas Lima/ Montagem UOL

    Luz mais eficiente

    A Lâmpadas Golden (www.lampadasgolden.com.br) lança a Ultraled A60 FIT (à esq.), desenvolvida com design "slim", como opção para a substituição das incandescentes de 60 W. Sua pouca espessura com ângulo de abertura 360º facilita a instalação em plafons e arandelas e permite o aproveitamento total da iluminação. A Taschibra (www.taschibra.com.br), por sua vez, investe na linha de luminárias Linear LED com três opções de tamanho e potências de 5, 6 ou 8 W. As lâmpadas podem ser interligadas para a formação de uma linha continua e são indicadas para iluminação de bancadas, closets e prateleiras.

    Imagem: Lucas Lima/ Montagem UOL

  • Lucas Lima/ Montagem UOL

    Alta conectividade

    Para os fãs de gadgets, a Bosch (www.boschferramentas.com.br) lançou a trena a laser GLM 50 (à dir.). A ferramenta faz medições de até 50 metros, memoriza os últimos 30 resultados e pode ser conectada a aplicativos via "bluetooth". Outro produto que chama a atenção pela conectividade é a luminária LED portátil da FLC (www.flc.com.br). Com três níveis de luz, o equipamento possui despertador, conexão sem fio e caixa de som integrada.

    Imagem: Lucas Lima/ Montagem UOL

  • Divulgação/ Lucas Lima - UOL/ Montagem UOL

    Proteção solar

    Indicados para aplicações residenciais, os vidros Habitat recebem camadas de óxidos metálicos durante o processo de fabricação. De acordo com a Cebrace (www.cebrace.com.br), fabricante do produto, o tratamento garante a entrada de luz natural, mas reduz a de raios UV e, portanto, a sensação de calor. A empresa garante que a temperatura interna do ambiente seja até 10 °C mais baixa que a registrada do lado de fora do ambiente.

    Imagem: Divulgação/ Lucas Lima - UOL/ Montagem UOL

Topo