Casa e decoração

Ícones pop invadem a decoração da casa; veja como usar

Thalita Peres,

do UOL, em São Paulo

Audrey Hepburn (imortalizada pelo filme "Bonequinha de Luxo") ganhou representações pictóricas em diversas técnicas: fundo de papel jornal, foto estilizada, nanquim. A modelo Twiggy teve suas sobrancelhas apagadas e o cabelo pintado de roxo em um quadro e uma mistura da pintora Frida Khalo com o personagem Harry Potter (foto) está prontinha para alegrar sua parede.

Reprodução/ Instagram @urbanarts
O quadro que mistura Frida Khalo e Harry Potter foi desenhado por Camila Oliveira e está à venda na Urban Arts imagem: Reprodução/ Instagram @urbanarts
Estes são apenas alguns ícones pop que ganharam releituras 'fashionistas' e se tornaram peças de decoração. Os itens que vão de posteres a estampas para revestir estofados se encaixam em diversos estilos. “Esses elementos podem decorar qualquer cômodo da casa, desde que estejam dentro do conceito proposto para o espaço”, explica a arquiteta Joana Requião. Não existe regra absoluta, vale o bom senso para integrar a peça ao entorno. 

Com chamam a atenção, os objetos nessa linha mais comuns e fáceis de incorporar são os quadros, mas não basta bater um prego e pendurar: Existe uma infinidade de modelos, então é  importante observar altura, proporção, combinações e a dimensão da parede. Investir em obras de qualidade e caprichar na manutenção vão garantir que seus quadros fiquem sempre bonitos e vistosos, detalham as arquitetas Barbara Gomes e Giulliana Savioli.

Mundo pop

  • Instagram/ @decoracao_criativa

    Pano de fundo

    Para começar a decorar sua casa com quadros de teor pop, não se baste naquela parede básica da sala de estar. Que tal brincar com cores e personagens em uma superfície menos neutras? "Gosto muito de usar paredes mais escuras quando há peças mais irreverentes, há um efeito de destaque", afirma a arquiteta Joana Requião.

    Imagem: Instagram/ @decoracao_criativa

  • Instagram/ @lilacgallerynyc

    Moderno, mas nem tanto

    Se você acha que é ousadia demais mesclar as diferentes cores ou temas muito díspares, nada impede que sua escolha seja mais clássica. "Na dúvida, use cores neutras. É importante também avaliar o impacto que você quer dar àquela peça que vai estar na parede. Se quiser destacá-la, ter um fundo em cor contrastante com as do quadro ajuda", completa Joana Requião, que comanda um estúdio de arquitetura.

    Imagem: Instagram/ @lilacgallerynyc

  • Pinterest

    Vá além da sala

    Não pense que os quadros divertidos têm espaço limitado na decoração. Quarto, escritório, banheiro e até cozinha podem ganhar um obra. Se o desejo é colocar um exemplar no banheiro, opte pelo lavabo: o vapor do chuveiro tende a deteriorar a peça. Na cozinha, tenha cuidado redobrado com a limpeza, pois a gordura acumula facilmente. Neste ambiente, também vale dispor versões com vidros ou superfícies plastificadas em vez de papel ou tecido.

    Imagem: Pinterest

  • Pinterest

    Olhe para baixo

    Esqueça aquela máxima de que os quadros precisam estar pendurados na parede. O chão do espaço pode - e deve - ser aproveitado para expor suas 'relíquias pop'. Que tal posicioná-los em algum lugar com pouco fluxo ou em cima de alguma bancada para garantir que fiquem resguardados?

    Imagem: Pinterest

Topo