Casa e decoração

Invenções mirabolantes minimizam a chatice das tarefas do dia a dia

Do UOL, em São Paulo

Quem nunca desejou um produto que facilitasse a execução daquela tarefa chata, como bater um prego sem martelar o dedo? O UOL reuniu cinco criações que ajudam a simplificar o cotidiano.

Ajudinha

  • Divulgação

    Segurador de pregos

    O Nail It é uma solução prática e divertida para quem tem medo de pregar itens na parede. No formato do personagem Pinóquio, o pegador de plástico serve como suporte para vários tamanhos de pregos (que são encaixados na altura do nariz). Basta posicionar o bonequinho no ponto desejado, apertar as pernas do Pinóquio para firmar o prego e martelar com segurança. O objeto mede 6,6 cm x 2,3 cm x 0,8 cm, está à venda na Animi Causa (www.animicausa.com) e custa US$ 12,99 (R$ 45,88, de acordo com a cotação do dia 20.abr.2016).

    Imagem: Divulgação

  • Divulgação

    Fios organizados

    O organizador de cabos The Loop, da designer chinesa Fan Liyuan, promete acabar com o emaranhado de fios: o utensílio foi projetado para dois tipos de tomadas (para um ou dois plugues) e pode ser acoplado às molduras das entradas de energia. O objeto é feito de material emborrachado e conta com 4 a 10 saídas em diversas direções para os cabos. Vencedor do prêmio alemão Red Dot (2015), o item ainda não está à venda.

    Imagem: Divulgação

  • Divulgação

    Limpeza para desastrados

    O designer Ariel Anisfeld (www.arielanisfeld.com) pensou nas pessoas desastradas para criar o Dustpan & Brush. A pá desenvolvida pelo israelense conta com um saquinho que evita que a sujeira se espalhe novamente. A mini vassoura e a pazinha também têm design ergonômico, que facilita a empunhadura. O conjunto ainda não está à venda.

    Imagem: Divulgação

  • Divulgação

    Protegido contra roubos

    Essa invenção não ajuda em uma tarefa, mas acaba com uma grande chatice: perder ou ter o guarda-chuva furtado é uma frustração, por isso os designers chineses Zhang Shuo, Daishao Yun e Wang Wen-Year desenvolveram o Umbrellocked, um exemplar com um cadeado acoplado. A trava fica presa à ponta do cabo do guarda-chuva e conta com um fio de aço encapado e retrátil. Ao pendurar o objeto em um corrimão, cano, trave ou mobília é possível puxar o dispositivo e encaixá-lo ao corpo da empunhadura (o lugar onde você segura o utensílio). O fechamento ou abertura é feito segundo uma combinação numérica. O produto, porém. ainda não está à venda.

    Imagem: Divulgação

  • Divulgação

    Papéis sem marca

    Os designers chineses Lorenzo Lee, K^'loka. K e Popeye cyx (sim, essas são as identificações dos criadores na plataforma Behance (www.behance.net)) partiram de uma ideia simples: como guardar coisas usando elástico "de dinheiro" sem se enroscar ou danificar o item embalado. Com o nome The Garland, o objeto é um anel de borracha flexível com cortes estratégicos, que distribuem a pressão uniformemente para não apertar ou marcar o item envolvido. Infelizmente, o apetrecho ainda não é produzido em larga escala.

    Imagem: Divulgação

Topo