Últimas de Estilo de vida

Livre-se do peso de 2015: limpe e organize a casa para um 2016 mais leve

Getty Images

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

Após arrumar uma gaveta ou o guarda-roupa, você se sente mais leve e seu lado emocional também parece estar em ordem? Saiba que essas não são, necessariamente, sensações infundadas.

Segundo o Feng Shui (arte milenar chinesa que busca o equilíbrio do fluxo de energia do ambiente) e a radiestesia (técnica que investiga as radiações naturais dos objetos, espaços e seres vivos), o acúmulo de objetos por anos faz com que a vida torne-se mais estagnada e a bagunça impeça que a energia flua naturalmente.

Por isso, a limpeza e a organização da casa podem colaborar para uma vida mais tranquila e saudável. Para que você se livre do “peso” de 2015 e comece o ano novo com o pé direito, veja a seguir as dicas pontuais das "house organizers" Juliana Faria e Flávia Buck que lhe ajudarão a ter um 2016 mais leve e sereno.

#vem2016

  • Getty Images

    Organize aquela gaveta esquecida

    Sabe aquela gaveta atolada de bagunça que você ignorou durante o ano todo? Comece por ela! O espaço é pequeno e por isso, não tomará muito tempo para ser organizado e servirá como injeção de ânimo para continuar a arrumação. Retire tudo o que está na gaveta e analise o que pode ou não ser descartado. Faça divisórias para deixar tudo organizado, por exemplo, usando caixinhas ou saquinhos com fechos herméticos para separar os itens.

    Imagem: Getty Images

  • Getty Images

    Doe suas roupas sem uso

    O guarda-roupa não pode ficar de fora da arrumação de final de ano. A organização do armário é uma ótima oportunidade de separar as peças que você realmente usa e doar as roupas e acessórios em bom estado que não são usados há tempos ou já não servem mais. Depois de concluir essa tarefa, você vai se sentir feliz por visualizar o espaço em ordem e por fazer uma boa ação. Leia mais

    Imagem: Getty Images

  • Getty Images

    Limpe os cantinhos abandonados

    Todo mundo sabe que a faxina semanal da casa toma tempo e que alguns lugares acabam sendo ignorados durante a limpeza periódica. Antes que o ano termine, dê atenção a esses locais esquecidos e limpe-os com dedicação: luminárias, interruptores, rodapés, portas e batentes são alguns exemplos. Também vale higienizar peças como cortinas, tapetes e capas de almofadas. Leia mais

    Imagem: Getty Images

  • Getty Images

    Organize a papelada

    Organize os papéis, documentos e contas por categorias. No caso das contas pagas, separe-as por tipo e ordene-as segundo o mês de pagamento. Coloque cada grupo em um saquinho plástico do tipo fichário ou ainda em pastas L ou envelopes A-4. Cole etiquetas em cada um para classificar o conteúdo e guarde-os em uma pasta ou em uma caixa identificada como "Contas Pagas - 2015". Atenção: faturas de água, energia, telefone e outros serviços essenciais devem ser guardadas por cinco anos. Após esse período, descarte-as.

    Imagem: Getty Images

  • Getty Images

    Por fim, perfume sua casa

    Com aromatizadores industrializados, incensos e/ ou flores naturais, perfume a casa, deixando-a aconchegante e receptiva para a passagem de ano. Você pode fazer também um perfume natural de ambientes com uma infusão em água fervida. Para um aroma fresco, por exemplo, misture limão, alecrim e extrato de baunilha. Uma dica para que a fragrância se disperse com facilidade é ferver a água antes de colocar a mistura no aquecedor final que pode ser um réchaud, uma panela de fondue ou uma panela elétrica. Leia mais

    Imagem: Getty Images

Topo