Organização do casamento

Móveis 'de herança' e compartilhamento de fotos são queridinhos dos noivos

Juliana Nakamura

Colaboração para o UOL, em São Paulo

Um casamento que se preze tem que ter decoração caprichada e garantir diversão e emoção aos noivos e convidados. A esta receita acrescente os ingredientes "luxo" e "personalização". Pelo menos é isso que indicam as novidades expostas em duas feiras setor no último fim de semana, em São Paulo: a IC Week e a Wedding Weekend. Ambas consolidaram algumas tendências, como as inspirações "retrô" e as ambientações baseadas em "objetos de família", e apontam para as novas (e até tecnológicas) versões de atrações e enfeites para uma festa memorável.

O dia do "sim"

  • Junior Lago/ UOL

    "De família"

    É tendência na decoração de casamentos incorporar à cerimônia ou aos festejos elementos que remetam à família. Pode ser algo significativo em particular ou itens que passaram por gerações. Mas se você não tem mobílias antigas, pratarias e outros objetos sofisticados para mostrar, use a ideia como inspiração e componha a ambientação do seu grande dia com móveis de época e peças de design clássico, como nesse espaço projetado com mobiliário da Viva la Festa (www.vivalafesta.com.br). Exibido na 5ª edição da IC Week, em São Paulo, o ambiente chama atenção pelas cadeiras Luís 15 e pelo sofá em estilo Chesterfield.

    Imagem: Junior Lago/ UOL

  • Junior Lago/ UOL

    Misturinha boa

    Os decoradores de casamento têm apostado, cada vez mais, na harmonização de flores com objetos decorativos para compor mesas e ambientes. Nesse espaço, projetado pelos profissionais da Amabile Eventos (www.amabileeventos.com.br), na 5ª IC Week, os arranjos florais se misturam a cristais, castiçais de prata e peças de porcelana.

    Imagem: Junior Lago/ UOL

  • Junior Lago/ UOL

    Animação + lembrancinha

    Não é de hoje que as cabines fotográficas são "a" sensação dos casórios, mas esse é um entretenimento que vem evoluindo ao sabor da tecnologia. Um exemplo é o serviço de impressão expressa de fotos da Print Fun (www.printfun.com.br), apresentado na 5ª IC Week. Além do totem cheio de acessórios divertidos, a empresa imprime, na hora, fotos tiradas pelos convidados com seus próprios celulares e enviadas via aplicativos, como o Whatsapp. As fotos ganham molduras semelhantes as das fotografias instantâneas, do tipo Polaroid, e são lembranças legais para os convidados.

    Imagem: Junior Lago/ UOL

  • Divulgação

    Chuva de luz

    Para obter um efeito visual impactante, a designer Adriana Jansen, da Perfect Flower (www.perfectflower.com.br), combinou pequenas luzinhas LED com samambaias e flores brancas suspensas. O resultado, que transborda romantismo e delicadeza, foi um dos destaques da Wedding Weekend.

    Imagem: Divulgação

  • Divulgação

    Charme retrô

    Capazes de dar aquele toque "vintage" à festa, os carrinhos de chá ou os que lembram os dos vendedores de doce do interior (foto) servem de apoio para a mesa de doces. Incorporados há algum tempo na decoração de diversos tipos de celebrações, os itens continuam em alta. Na foto, o modelo com rodas de metal dá suporte aos docinhos da Sweet Brazil (www.sweetbr.com.br). Este foi um dos destaques da quinta edição do IC Week.

    Imagem: Divulgação

  • Divulgação

    Plaquinhas decorativas

    Já faz algum tempo que as plaquinhas decorativas são vistas nos casamentos. A novidade neste quesito é a busca pela personalização. As versões de madeira, mais bucólicas, são usadas na marcação de mesas, na decoração de bolos, na sinalização de ambientes e até para auxiliar os pajens. Na foto, modelo produzido pelo Ateliê Baobá (www.ateliebaoba.com.br), apresentada durante a 5ª edição da Wedding Weekend.

    Imagem: Divulgação

Topo