Limpeza

Não basta água e sabão: truques de limpeza para cada tipo de talher

Getty Images

Do UOL, em São Paulo

Lavar os talheres é uma tarefa simples, certo? Mas isso não quer dizer que todo tipo de garfo e faca requer o mesmo cuidado. Erros comuns são deixar as peças, quaisquer que sejam, secando no escorredor, assim como colocar certos modelos na lava-louças. Veja a seguir como garantir uma limpeza adequada e a maior vida útil de seus talheres chiques ou simples.

Fontes: Jacqueline Suemi Higa, coordenadora de treinamento e capacitação da empresa de reparos e faxina Parafuzo; João Pedro Lucio, consultor técnico da Maria Brasileira – Limpeza e Cuidados; Paula Roberta da Silva, personal organizer e gerente da marca Dona Resolve; Raquel Vichessi, química e pesquisadora da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

  • Getty Images

    De inox

    Faça a limpeza com detergente neutro e esponja macia, pois as palhas de aço podem riscar e tirar o brilho das peças. Depois, enxágue bem para eliminar qualquer resíduo de sabão e seque imediatamente com um pano de prato. Estes cuidados simples evitam manchas superficiais. Se as peças estiverem perdendo o brilho, coloque-as em uma travessa, despeje água quente (não precisa ser fervente) e, na sequência, seque-as. Talheres de inox também podem ir à lava-louças, mas precisam ser dispostos com certo espaço entre si nos compartimentos adequados. Só assim o enxágue e a secagem serão efetivos e evitarão que os utensílios fiquem manchados.

    Imagem: Getty Images

  • Divulgação

    Com cabo de madeira

    A higienização é a mesma que a dos talheres de inox, com uma ressalva: eles não podem ficar de molho ou dentro da pia por muito tempo, à espera da lavagem. Isso porque a madeira absorve rapidamente a água e pode apodrecer. Pela mesma razão, esse modelo não deve ser lavado na lava-louças. Se a madeira do cabo perder o viço, a dica é aplicar óleo mineral, logo após a higienização: basta umedecer um algodão com a substância, passar sobre o material e deixar secar naturalmente antes de guardar.

    Imagem: Divulgação

  • Divulgação/ Tramontina

    Com cabo de plástico

    Antes de lavar, vale deixar o talher de molho por cerca de dez minutos em uma solução de água quente e sabão, para eliminar as bactérias que podem ficar acumuladas no plástico. Mas é importante que a água não esteja fervendo, para evitar deformações no cabo. Se o utensílio for de cor clara e estiver encardido, a solução para o molho pode ser substituída por um litro de água quente acrescida de uma colher de sopa de água sanitária. Em seguida, lave com detergente neutro, enxágue e seque. Evite colocar esses itens na lava-louças, pois a alta temperatura pode danificá-los.

    Imagem: Divulgação/ Tramontina

  • Getty Images

    De prata

    Para lavar basta detergente neutro, esponja macia e água. Esses utensílios também não devem ir para a lava-louças, porque podem manchar. Após lavar e secar as peças, é possível dar brilho extra com produto específico para polir prata: aplique em uma única direção, sem fazer círculos ou usar força e não se esqueça de calçar luvas para executar o serviço. Feito isso, enxágue com água morna e seque um a um os talheres com um pano macio, antes de guardar.

    Imagem: Getty Images

  • Getty Images

    Brilho caseiro

    É possível reavivar o brilho dos talheres de inox e prata usando coisas que você certamente tem na despensa. Bastar forrar uma travessa com papel alumínio, preencher com água e o suco de um limão espremido. "O limão é composto por um ácido fraco que oxida o alumínio do papel. Essa reação desencadeia um segundo processo químico que recupera o metal do talher, sem prejudicar o utensílio", explica a química Raquel Vichessi. Mas atenção: o papel alumínio é fundamental para o processo: se o limão for usado sozinho, ele vai desgastar a peça, assim como acontece com o bicarbonato de sódio, que não deve ser empregado na limpeza da prata.

    Imagem: Getty Images

Topo