Últimas de Estilo de vida

Paninhos multiuso e outros curingas para uma cozinha limpa e funcional

Simone Sayegh

Colaboração para o UOL, de São Paulo

Tudo nos trinques

  • Getty Images

    Panos multiuso

    Uma solução prática e realmente útil para a higienização da sua cozinha são os panos de microfibra. Este tipo de material dispensa o uso excessivo de produtos de limpeza - que podem ser nocivos -, além de absorverem melhor a sujeira sem soltar fiapos ou riscar móveis e eletrodomésticos. Mas atenção, não deixe os panos úmidos sobre a pia, eles tendem a criar micróbios.

    Imagem: Getty Images

  • Getty Images

    Não deixe utensílios expostos

    Evite deixar aqueles tradicionais potes com várias colheres de pau, conchas e afins ao lado do fogão. O arranjo é realmente muito prático, mas está propenso ao acúmulo de gordura e a "pegar" cheiro, pois dificilmente serão limpos diariamente. Caso não haja gavetas suficientes, deixe o pote dentro de algum armário quando fora de uso.

    Imagem: Getty Images

  • Getty Images

    Faxina pesada

    Estabeleça pelo menos um dia na semana para fazer uma faxina geral na cozinha, daquelas para desencrostar a sujeira. O cuidado visa eliminar o acúmulo de gordura que as pequenas limpezas diárias são incapazes de remover e que demandam mais tempo e empenho. Nesse dia, dedique-se aos azulejos ou estabeleça qual parte dos armários será higienizada.

    Imagem: Getty Images

  • Getty Images

    Tábua de madeira pode?

    Utilize tábuas de vidro, bambu ou polietileno em lugar das de madeira, que proporcionam um ambiente ideal para a proliferação de microrganismos. Essas três alternativas são mais higiênicas e fáceis de limpar. Mas atenção: mesmo nestes casos, o ideal é separar uma unidade para carnes e outra para vegetais.

    Imagem: Getty Images

  • Getty Images

    Água e sabão

    Não utilize para higienizar pisos, bancadas e eletros produtos de limpeza que contenham ácido muriático (clorídrico) ou soda cáustica. Além de serem perigosos para a saúde, podem manchar e danificar as superfícies. Também não é recomendado o uso de sabão em pó, buchas ásperas ou produtos aditivados com limão, flúor etc., principalmente para limpeza de porcelanatos polidos. O ideal para a faxina segura é o duo água e sabão.

    Imagem: Getty Images

  • Getty Images

    Remova a gordura

    Para remover o excesso de gordura em fogões, fornos e coifas, provavelmente, vai ser necessário utilizar um desengordurante voltado especificamente para esse fim. Aplique o produto com panos de microfibra ou outro material macio e evite as buchas grossas, elas podem riscar as superfícies. [Fontes: Adalva Gonçalves, química; Fernanda Ribeiro, gerente operacional da Limpeza com Zelo e Natalia Zanardi Ortiz, house organizer e autora do livro "Casa em Ordem".]

    Imagem: Getty Images

Topo