Casa e decoração

Pano de prato deve ser trocado todo dia para evitar contaminação

Getty Images
Panos de prato em diversas cores ajudam a setorizar o uso: mãos, louças, pia e apoio imagem: Getty Images

Simone Sayegh

Colaboração para o UOL, em São Paulo

As cozinhas estão cada vez mais funcionais e os eletrodomésticos e utensílios mais compactos e modernos. No entanto, uma coisa não mudou: o pano de prato. Não custa lembrar, a área que mais que aglomera germes na casa - inclusive patogênicos como Salmonella, Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Enterovirus, etc. - é a cozinha e, não, o banheiro. A esponja é o objeto que mais concentra os microrganismos, seguido pelo pano de prato. Por isso, é recomendado que o utensílio seja usado apenas seco e limpo, o mínimo de vezes possível e só para secar a louça. 

Fontes: Fernanda Geiger, Ingrid Lisboa e Lucy Mizael, house organizers e consultoras domésticas; e Roberto Martins, biomédico conhecido como Dr. Bactéria. 

  • Evite a contaminação cruzada

    Tenha um pano 'de pia', um para enxugar as mãos, outro para pegar as panelas e itens quentes e um quarto para efetivamente secar a louça.Os panos de prato se contaminam facilmente: bactérias da panela e, até, dos alimentos passam para o tecido que as transmite à louça já limpa. Não adianta também secar pratos e copos com o utensílio já usado e úmido. A umidade pós-uso aumenta a quantidade de microrganismos (até 1 milhão a mais do que a concentração encontrada na tampa de um vaso sanitário) e a sobrevida dos bichinhos neste ambiente dobra: os germes chegam a viver 48 horas, enquanto a "durabilidade" em um seco é de 24 horas, em média.

  • Organize

    Coloque em sua cozinha ganchos para pendurar as toalhinhas e panos. Para não se confundir, experimente dividir os itens por cores: panos de louça podem ser brancos e os demais coloridos. Mas se essa organização é demais para você, deixe a louça secar naturalmente (e só use um pano limpo e seco para remover as manchas deixadas pela água) ou utilize toalhas de papel. Mas atente-se! Esta opção é bem menos ecológica e deve ser empregada com parcimônia.

  • Troque, lave, passe e guarde

    Sim, isso significa trabalho extra, mas se você cozinha diariamente, os panos de prato devem ser trocados na mesma frequência. E isto inclui lavá-los periodicamente com produtos bactericidas, como água sanitária. Se os guardanapos forem totalmente brancos, vale deixá-los de molho em uma solução composta de um litro de água e duas colheres de sopa de água sanitária, por dez minutos - se o tecido for colorido, use alvejante sem cloro. Manipule-os sempre com luvas e lave-os à mão ou na lavadora, separados de outras roupas. Outro processo eficaz de desinfecção é ferver os panos em uma panela com um litro de água e uma colher de bicarbonato de sódio, por cinco minutos, antes da lavagem. Qualquer que seja o método, deixe os tecidos secarem ao sol (se possível) e passe-os depois de secos com ferro bem quente. Ao guardar, acondicione os panos dentro de gavetas ou caixas fechadas.

Topo