Últimas de Estilo de vida

Seis dicas fáceis para deixar qualquer casa mais chique

Divulgação/ Projeto Marília Veiga
Uma dica é aplicar tons neutros nas paredes e usar cores vivas nos objetos menores imagem: Divulgação/ Projeto Marília Veiga

Simone Sayegh

Colaboração para o UOL, de São Paulo

O que é ser chique hoje em dia? O conceito pode mudar com o tempo, mas o importante é sempre respeitar seus gostos, independente das tendências atuais. Pensando nisso, especialistas consultadas pelo UOL indicam como decorar a casa com bom gosto e aconchego. Veja as dicas e siga-as conforme seu estilo.

Fontes: Alessandra Abdala e Rubia Chedide, arquitetas.

Casa chique

  • Divulgação/ Projeto Marília Veiga

    Pincele cores vivas

    Projetos requintados têm, de modo geral, paredes em cores neutras. Não tenha medo de utilizar tons fortes, mas aplique-os de forma pontual. Brinque com estampas e tonalidades vivas em quadros e peças menores como mesas laterais, abajures e almofadas.

    Imagem: Divulgação/ Projeto Marília Veiga

  • Sergio Israel/ Divulgação/ Projeto Mauricio Karam

    Nada de tecidos sintéticos

    Aposte em tecidos de fibras naturais ou pelo menos, de composição mista. A textura e o toque do algodão, linho e seda, por exemplo, são mais aconchegantes (e chiques!) quando comparados aos dos materiais sintéticos.

    Imagem: Sergio Israel/ Divulgação/ Projeto Mauricio Karam

  • Getty Images

    Espelho é luxo

    O uso de espelhos traz luminosidade e sensação de amplitude ao ambiente. Inove nas formas e nas molduras, mas esqueça a resina em cores berrantes da década passada. Pense em tons metálicos como grafite, cobre, dourado ou prata, ou molduras em fibras ou madeira.

    Imagem: Getty Images

  • Getty Images

    Valorize o antiguinho

    Peças vintage, feitas de materiais de boa qualidade e com design que marcou décadas anteriores, são chiques e atemporais. Reaproveite esses móveis antigos na decoração da sua casa.

    Imagem: Getty Images

  • Sidney Doll/ Divulgação/ Projeto Ana Yoshida

    Cor preta é chique

    Aposte no preto mesmo que seja nos detalhes e/ou associado ao branco no ambiente. Na decoração, a cor segue a mesma regra das passarelas: pretinho básico nunca sai de moda.

    Imagem: Sidney Doll/ Divulgação/ Projeto Ana Yoshida

  • Alain Brugier/ Divulgação/ Projeto Diego Revollo

    Um quadro bonito basta!

    É chique ter em casa obras de arte (de pinturas a fotografias), mas em tempos de crise, a dica é investir em um único quadro em uma dimensão grande, que "preencha" a parede e se destaque na composição do ambiente.

    Imagem: Alain Brugier/ Divulgação/ Projeto Diego Revollo

Topo