Últimas de Estilo de vida

Sem gafes! Veja dicas para ser um anfitrião ou um hóspede nota 10

Di Vasca/ Arte UOL

Juliana Nakamura

Colaboração para o UOL, de São Paulo

O fim do ano é um período de confraternizações e de reunir a família. A folga desses dias de festa e as férias de janeiro costumam ser propícias para colocarmos em prática o desejo, por vezes adiado, de estar próximos das pessoas queridas que moram longe, seja recebendo-as em nossas casas ou se hospedando no lar de alguém com quem criamos laços de afeto.

Tudo muito lindo e feliz, até que uma gafe ou um comportamento inadequado coloca em risco os momentos harmoniosos, gerando constrangimentos, expectativas frustradas e até brigas. Para evitar conflitos e contratempos, o UOL listou algumas dicas práticas dadas por especialistas em etiqueta e em relações humanas para fazer da visita um sucesso. As orientações valem tanto para hóspedes, quanto para anfitriões.

Fontes: Cibele Nardi, personal coaching; Silvana Lara Nogueira, arquiteta; “Etiqueta Sem Frescura”, de Cláudia Matarazzo; “Boas Maneiras de A a Z”, de Célia Leão.

5 dicas para anfitriões

  • Di Vasca/ Arte UOL

    Saiba dizer "não"

    Por medo de parecer grosseiro, há quem convide um amigo ou parente para se hospedar em sua casa mesmo não gostando de receber ou não tendo condições de ser um bom anfitrião. E isso quase sempre não resulta em boas recordações para ambas as partes. Assim, se estiver passando por algum momento delicado (ou especial) seja no trabalho ou na vida pessoal, em que não deseje (ou possa) receber visitas, explique-se: diga que não terá condições de recepcionar a pessoa com a atenção desejada e que o momento não é o mais adequado. Seja sincero, porém delicado.

    Imagem: Di Vasca/ Arte UOL

  • Di Vasca/ Arte UOL

    Não sufoque o seu hóspede

    Elabore um programa de entretenimento para os dias em que o hóspede estiver em sua casa. Liste pontos turísticos e, caso não possa acompanhá-lo, oriente-o a utilizar os meios de transportes disponíveis. Deixe o hóspede à vontade para passear ou descansar, segundo a vontade dele. E, caso seja necessário, dê uma cópia da chave de sua casa para o visitante.

    Imagem: Di Vasca/ Arte UOL

  • Di Vasca/ Arte UOL

    Prepare a casa com carinho

    Certifique-se de que haja camas confortáveis, além de lençóis e toalhas limpas e em quantidade suficiente para o(s) visitante(s). Também verifique se as instalações do banheiro estão funcionando corretamente (chuveiro, vaso sanitário, água quente, secador de cabelo). Mesmo que seu hóspede trouxer pertences pessoais, é educado disponibilizar xampu, sabonete novo, condicionador e creme dental. Se possível, desocupe uma gaveta e alguns cabides em um dos armários para uso do convidado. Capriche na arrumação do quarto com flores frescas e uma moringa com água, além de cobertores e travesseiros extras.

    Imagem: Di Vasca/ Arte UOL

  • Di Vasca/ Arte UOL

    Cardápio especial

    Procure saber quais alimentos sua visita gosta de comer e compre-os. É gentil e de bom tom verificar se seus convidados têm alguma alergia ou se seguem alguma dieta especial e, se a resposta for positiva, ofereça opções. Evite servir pratos muito exóticos, a menos que conheça o paladar do hóspede e, se for receber crianças, combine previamente com os pais o quê você pode - e o que não deve - dar a elas.

    Imagem: Di Vasca/ Arte UOL

  • Di Vasca/ Arte UOL

    Seja gentil e flexível

    O hóspede não ficará eternamente na sua casa (pelo menos é o que se espera!). Por isso, vale um esforço extra para ser agradável e não transparecer seus problemas. A expectativa do hóspede é passar bons momentos na casa de seu anfitrião. Por isso, não reclame ou lamente sobre tudo. E se ainda assim surgir algum desentendimento, procure resolvê-lo de modo cordial.

    Imagem: Di Vasca/ Arte UOL

5 dicas para hóspedes

  • Di Vasca

    Não chegue de mãos abanando

    Sempre que for hospedar-se na casa de alguém, leve algum presente. Pode ser uma caixa de bombons, uma geleia caseira, flores, enfeites para a casa, produtos típicos da sua região, etc.. No caso da residência pertencer a uma família ou a um casal, é melhor que o mimo seja algo para o lar, pois desta forma, o presente se estenderá a todos os anfitriões.

    Imagem: Di Vasca

  • Di Vasca

    Mantenha a ordem

    Mantenha o seu espaço sempre limpo e arrumado: não deixe roupas espalhadas, a cama desfeita ou a toalha fora do lugar. Não faça desordem na sala e não pegue algo para comer sem que lhe seja oferecido ou pedido. Jamais fuce em armários e gavetas. Se você for utilizar o mesmo banheiro que o dono da casa, seja discreto e mantenha-o limpo. Guarde suas roupas em uma sacola para lavá-las em sua casa.

    Imagem: Di Vasca

  • Di Vasca

    Fique pelo tempo determinado

    Deixe bem claro quais são os seus dias de chegada e de partida. Quase ninguém gosta de ter pessoas hospedadas por tempo indeterminado em casa, portanto leve esse cuidado a sério para evitar indagações que provavelmente causarão mal-estar entre as partes. Quando for embora, lembre-se de enviar um cartão com flores em agradecimento à hospedagem.

    Imagem: Di Vasca

  • Di Vasca

    Não abuse!

    Jamais descuide da educação e da gentileza. O ideal é que o convidado não exponha desapontamento e é cordial se dispor a compartilhar horas agradáveis com o anfitrião e sua família. Não seja espaçoso e procure não convidar terceiros para ir à casa onde você está hospedado, mas se o fizer, comunique a intenção e peça permissão. Respeite a rotina da família e a privacidade dos anfitriões. Caso você tenha restrições alimentares, comunique-as e se disponha a comprar os alimentos de que precisa.

    Imagem: Di Vasca

  • Di Vasca

    Partilhe as despesas

    Durante a estadia seja simpático e se proponha a partilhar os gasto - por exemplo, fazendo uma compra no supermercado -, porém só o faça depois do anfitrião concordar com a oferta. Se a ajuda financeira for recusada, convide-o (se a casa for de uma família ou casal, estenda o convite a todos os moradores) para um jantar de despedida em um restaurante. Da mesma forma, é muito gentil se oferecer para ajudar nas tarefas domésticas, como lavar a louça após um almoço.

    Imagem: Di Vasca

Topo