Casa e decoração

Sempre quis uma Vespa? Que tal ter uma na sala de casa?

Reprodução
Audrey Hepburn ajudou a popularizar a Vespa em filmes como "A Princesa e o Plebeu" imagem: Reprodução

Thalita Peres

Do UOL, em São Paulo

Criada em 1948, a Vespa se tornou objeto de desejo depois que James Dean, Audrey Hepburn, Marlon Brando, entre outros astros hollywoodianos pilotaram a motoneta (e sua “irmã” de época, a Lambretta) dentro e fora das telas. A motoca era um símbolo de modernidade e rebeldia na década de 1950.

Prestes a completar 70 anos, a peça ganhou uma releitura feita pelo estúdio de design espanhol Bel&Bel. A poltrona, construída a partir de exemplares de duas rodas originais, conta com o escudo frontal do veículo, que foi transformado nas costas do móvel. O estofamento é de couro sintético e a base feita com pistões hidráulicos, que servem para ajustar a altura.

Os modelos são personalizados pelos projetistas Carles e Jesus Bel. A cartela de cores é ampla e o comprador pode pedir seu nome impresso ou luzes funcionais no ponto original do farol. O site catalão oferece unidades a partir de US$ 2.866 mil, cerca de R$ 11 mil (de acordo com a cotação do dia 29).

Mas nem só de Vespas vive o estúdio. Além das motonetas italianas do pós-Guerra desenhadas por Corradino d'Ascanio, os projetistas criam sofás a partir dos compactos Seat 600, restauram "scooters", desenvolvem mobiliário a partir de peças deterioradas e motoquinhas para crianças ou veículos autobalanceados (como os usados em shopping centers).

Vrum-vrum

  • Divulgação

    Vespa

    A criação mais famosa da dupla catalã é a poltrona construída a partir das motonetas Vespa, nascidas no pós-Guerra. As unidades medem 60 cm x 120 cm x 70 cm, são personalizável e pesam cerca de 20 kg.

    Imagem: Divulgação

  • Divulgação

    600

    Os designers da Bel&Bel criam móveis a partir do Seat 600. O sofá 600 (foto) aproveita partes clássicas do carro, como a carenagem frontal, incluindo os faróis, que funcionam através de um cabo de eletricidade, ou o porta-malas. A peça mede 175 cm x 90 cm x 100 cm e pesa 80 kg.

    Imagem: Divulgação

  • Divulgação

    600 Low Rider

    A versão Low Rider não foi esquecida pela dupla catalã. As rodas e a parte de trás do Seat 600 verde foram aproveitadas e transformadas na estrutura do sofá, enquanto o estofamento foi instalado sobre um sistema hidráulico que permite regulagem. O móvel mede 124 cm x 116 cm e tem altura variável de 94 cm a 144 cm (elevação máxima).

    Imagem: Divulgação

  • Divulgação

    Vintage Bar

    A Vespa também dá forma a mesas e bancos, como os feitos a partir de peças originais, como as rodas de alumínio com 8 polegadas (aproveitadas nas bases dos móveis). O assento em couro da motoneta também é aproveitado como banco. Reguláveis, os assentos chegam a 72 cm, enquanto a mesa mede 93 cm e tem 45 cm de diâmetro.

    Imagem: Divulgação

Topo