Últimas de Estilo de vida

Traga o verde para casa com jardins nas paredes

Felipe Araújo/Divulgação
Na cozinha projetada por Andréa Calábria, a parede abriga uma horta com temperos imagem: Felipe Araújo/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

As plantas, seja em maciços exuberantes ou em pequenos vasos, são elementos certeiros para adicionar beleza e acolhimento a um ambiente. Não à toa, muitos arquitetos e decoradores vêm procurando meios para introduzir o verde em seus projetos, sem abrir mão do refinamento estético, da linguagem contemporânea e da praticidade tão desejados. 

Em alguns casos, a solução pode passar pela construção de jardins por meio das chamadas paredes verdes, como nesses três espaços desenvolvidos para a Casa Cor Pernambuco. Para quem se interessar por ver de perto as estruturas, a mostra fica aberta ao público até 8 de dezembro na Av. Beira-Mar, 990, em Jaboatão de Guararapes. Para outras informações, acesse: www.casacor.com.br.

Plantas nas paredes

  • Felipe Araújo/Divulgação

    Bromélias

    Quer levar o verde para dentro de casa, mas não sabe como? Siga a ideia da arquiteta Luciana Aguiar: penduradas na parede preta, floreiras e vasos pequenos receberam diferentes tipos de bromélias, plantas que vão bem em espaços internos à meia-sombra. No projeto, o mobiliário amarelo, os cactos e as suculentas completam a ambientação.

    Imagem: Felipe Araújo/Divulgação

  • Felipe Araújo/Divulgação

    Ervas aromáticas

    Que tal ter na sua cozinha um horta na parede? A arquiteta Andréa Calábria projetou um painel de madeira com jardineiras onde foram plantadas ervas aromáticas, perfeitas para serem usadas durante o preparo das refeições. Cercada por um revestimento cimentício na cor branca, a área verde se destaca no espaço decorado em branco, preto e bronze.

    Imagem: Felipe Araújo/Divulgação

  • Felipe Araújo/Divulgação

    Samambaias

    No lavabo, você não precisa ficar apenas nos vasinhos sobre a bancada. Faça como as arquitetas Cecília Dubeux e Maira Marques: preencha toda a parede com samambaias e escolha duas cubas feitas de um material que reproduza a aparência das rochas naturais. O resultado é um espaço com atmosfera brasileira e tropical.

    Imagem: Felipe Araújo/Divulgação

Topo