Casa e decoração

Parada de ônibus na Paulista, em SP, será sustentável

São Paulo - Na próxima quinta-feira, 3, a SPTrans inaugura a primeira parada de ônibus sustentável do País. O teste será implantado no cruzamento da Avenida Paulista com a Rua da Consolação, no ponto Paulista, em São Paulo, onde circulam cerca de 300 ônibus por hora, transportando uma média de 400 mil passageiros por dia, segundo a SPTrans. A expectativa é de que a experiência seja levada posteriormente a outros pontos da cidade.

No E-ponto serão instalados terminais de computadores e totens interativos com telas sensíveis ao toque que permitirão ao usuário acessar a página da SPTrans e buscar o itinerário ou saber as linhas de ônibus que passam por aquele local, além de continuar recebendo as informações de quanto tempo falta para seu ônibus chegar na parada.

A energia elétrica usada no ponto não será de concessionária. A parada terá energia própria produzida por painéis solares instalados no teto que serão responsáveis por fazer funcionar os computadores e equipamentos do local. Também será instalada uma central de energia renovável, com um dispositivo que vai gerar energia elétrica por meio da captação do movimento dos ônibus, ao passarem por cima de um equipamento no solo.

Topo