Casa e decoração

Conheça cinco truques para aumentar a vida útil de sua geladeira

Thinkstock
Estudos apontam que o eletro dura entre dez a 16 anos, se bem cuidado imagem: Thinkstock

Qual é a vida útil de uma geladeira? Estudos apontam que esses eletrodomésticos duram entre dez e 16 anos – um período considerável se levarmos em conta que eles permanecem ligados 24 horas por dia. Mas nem sempre é aconselhável confiar nas estatísticas: quanto mais bem cuidadas, mais tempo as geladeiras vão durar. Conheça alguns truques para tirar o máximo de proveito de seu refrigerador.

1. Temperatura

Qual deve ser a temperatura interna de uma geladeira? O ideal é algo entre quatro e cinco graus Celsius. Especialistas recomendam não confiar no botão de regulagem de temperatura: compre um termostato e instale-o dentro do refrigerador. Outra dica é nunca guardar alimentos quentes, pois eles reduzem a quantidade de ar frio no interior do aparelho. Além disso, deixe espaço entre os alimentos e as paredes da geladeira para que o ar possa circular livremente.

2. Portas

Thinkstock
Nunca coloque alimentos quentes dentro da geladeira e economize energia imagem: Thinkstock

Um erro que muitas pessoas cometem é deixar a porta da geladeira aberta enquanto decidem o que vão cozinhar. Segundo estimativas do Ministério da Indústria da Espanha, o hábito provoca uma perda de ar frio no interior dos refrigeradores de até 7%. Portanto, a dica é sempre pensar sobre o que se irá beber ou comer antes de abrir a porta da geladeira. Pode parecer um pouco entediante, mas isso vai ajudar a mantê-las em boas condições.

Outra dica é sempre manter as portas do refrigerador limpas. Se a borracha de vedação não estiver adequada, o ar frio vai vazar, o que causará desperdício de energia e fazer com que o aparelho "trabalhe" mais do que o necessário. A primeira coisa, dizem os especialistas, é verificar se a borracha não está suja. É recomendável limpá-la duas vezes por ano e a limpeza pode ser feita com escova de dentes e creme dental. Ao final do processo, esfregue a área com um pano limpo.

3. Localização

Thinkstock
Coloque um prato com bicarbonato de sódio para absorver odores indesejáveis imagem: Thinkstock

Para que a geladeira refrigere bem, especialistas aconselham colocá-la a cerca de uma distância mínima de 15 centímetros da parede. Além disso, o refrigerador tende a não funcionar bem se o condensador (a serpentina externa que fica atrás do aparelho) estiver sujo com poeira. É recomendável limpá-lo duas vezes por ano. Para fazer isso, afaste a geladeira da parede, tire-a da tomada e passe um aspirador no local.

Outra dica é garantir que o refrigerador esteja nivelado. Caso contrário, a porta não fechará bem, os motores serão prejudicados e poderá haver condensação no interior do aparelho.

4. Interior

As geladeiras precisam ter algo dentro delas para manter as temperaturas baixas e funcionar adequadamente. Se você costuma usar pouco o refrigerador, a dica é deixar uma jarra de água no interior do aparelho.

Outra dica é manter a geladeira sempre limpa por dentro. O primeiro passo é tirá-la da tomada. O segundo é esvaziá-la por completo. Aproveite o momento para descartar produtos que de tanto tempo ali dentro já passaram da validade.

Thinkstock
Limpar bem (e regularmente) o interior da geladeira aumenta a vida útil do aparelho imagem: Thinkstock

Em seguida, retire as gavetas e as divisórias e lave-as com água quente e sabão. Você pode usar um produto especial para limpeza de geladeiras. Certifique-se de que ele não seja abrasivo. Caso contrário, seu refrigerador poderá ficar danificado.

Se você preferir usar produtos naturais, especialistas aconselham recorrer a uma mistura de bicarbonato de sódio e água morna ou vinagre misturado com água para limpar corretamente o interior do aparelho. Nesse caso, aconselha-se adicionar algumas gotas de limão à mistura para remover o cheiro forte do vinagre. Outra dica é deixar um prato com bicarbonato de sódio dentro da geladeira, o que ajuda a absorver odores ruins.

5. Gelo

Thinkstock
Quanto mais bem cuidada, mais tempo sua geladeira vai durar imagem: Thinkstock

Se as paredes do refrigerador tiverem mais de meio centímetro de gelo, é hora de descongelá-lo. Caso o procedimento não seja feito, o motor ficará sobrecarregado e sua geladeira gastará mais energia. Alguns refrigeradores atuais são "frost free", ou seja, não precisam descongelar. Por outro lado, tendem a gastar mais energia. Seja paciente: Não use facas para tirar o gelo das paredes, pois isso pode danificar o aparelho.

Topo