Casa e decoração

Feira de construção apresenta lançamentos práticos e com foco na sustentabilidade

Divulgação
A Easy Kit Casa é toda construída em blocos de PVC. Segundo o fabricante, a casa pode ser montada por uma pessoa em apenas dois dias e suporta ventos de 120 km por hora imagem: Divulgação

DULCE ROSELL

Da Redação

Profissionais do setor e consumidores interessados em reformar e construir lotaram o Pavilhão de Exposições do Anhembi, entre os dias 6 e 10, durante a Feicon Batimat 2010 (18ª. Feira Internacional da Indústria da Construção).  O evento ocorre anualmente em São Paulo paralelamente à Expolux.

O foco dos fabricantes, assim como em outras feiras, continua sendo em produtos sustentáveis, de alta tecnologia e cada vez mais práticos. Vasos sanitários e equipamentos de banheiro com descarga inteligente que reduzem o consumo de água, "portas ocultas" que permitem maior aproveitamento de áreas internas, sistemas construtivos a seco, pisos fáceis de limpar, aparelhos para melhorar a segurança residencial e até uma casa que pode ser montada em dois dias por apenas uma pessoa, como se fosse um brinquedo Lego.

O uso de materiais plásticos, como o PVC, o polipropileno e pedras associadas a resinas especiais, também foi destaque na feira. O luxo apareceu em chuveiros e banheiras cada vez maiores, e o design estilizado veio principalmente em torneiras e pias.

Com participação 597 expositores, de 29 diferentes países, mais de 2.500 produtos foram apresentados nos cinco dias de evento. Segundo uma das organizadoras da feira, a Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), foram gerados negócios da ordem de R$ 481,8 milhões.

Topo