Casa e decoração

Exposição reúne projetos finalistas do concurso para a construção de Brasília

Divulgação
O projeto dos arquitetos Rino Levi, Roberto Cerqueira César, Luis Roberto Carvalho Franco e Paulo Fragoso ficou em 4º lugar. Para a capital, eles imaginaram torres com 300 m de altura imagem: Divulgação

Da Redação

Para a construção de Brasília, não bastou apenas a vontade do então presidente Juscelino Kubitschek. Foi preciso realizar um concurso para o Plano Piloto da então nova capital do Brasil, em 1957. Como muitos sabem, o projeto vencedor foi o apresentado por Lúcio Costa, que desenvolveu o plano da cidade.

No entanto,  outros finalistas passaram perto de se tornarem os grandes projetistas da nova cidade. E sete desses projetos finalistas agora estarão na mostra “Outros Planos: Brasília”, uma realização do Museu da Casa Brasileira em parceria com a AsBea (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura). Com curadoria do arquiteto Eduardo Della Manna, pesquisa de Jeferson Tavares e projeto expográfico de Fernando Brandão, a exposição apresenta até o dia 16 de maio as várias soluções urbanísticas, premiadas e ainda pouco conhecidas, e que tiveram um único objetivo: propor uma cidade ideal como capital do país.

Na mostra, que celebra os 50 anos da capital, haverá painéis com imagens e textos que sintetizam cada uma das sete propostas premiadas, além dos comentários do júri, precedidos de uma breve contextualização do período e de fatos antecedentes ao concurso de 1957.

O que poderia acontecer com Brasília se outro projeto tivesse sido escolhido? Uma cidade com megaedifícios de 300 metros de altura? Estas questões permeiam a mostra e os dois debates que serão realizados com alguns dos autores dos projetos finalistas, críticos e urbanistas.

Veja a lista dos finalistas do concurso para o Plano Piloto de Brasília:

1º lugar - Lúcio Costa

2º lugar - Boruch Milmann, João Henrique Rocha e Ney Fontes Gonçalves

3º lugar  - Marcelo Roberto e Maurício Roberto

4º lugar - Rino Levi, Roberto Cerqueira César, Luis Roberto Carvalho Franco, Paulo Fragoso

5º colocado (empatados) - Carlos Cascaldi, João V. Artigas, Mário Wagner V. Cunha e Paulo de Camargo e Almeida; Henrique E. Mindlin e Giancarlo Palanti; Construtécnica S/A – Milton C. Ghiraldini, Clovis Felippe Olga, Nestor Lindenberg, Wilson Maia Fina e Manuel da S. Machado

Serviço
Exposição “Outros Planos: Brasílias”
Local:
Museu da Casa Brasileira - av.  Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano, São Paulo/SP
Data: De 21 de abril a 16 de maio de 2010
Horário: 3ª a 6ª, das 11h às 17h; sábado e domingo, das 14h às 17h
Preço: Ingresso: De R$ 2 a R$ 4 (gratuito aos domingos e feriados)
Informações: www.mcb.org.br ou (11) 3032-2564

Topo