Casa e decoração

Exposição propõe viagem pela vida e obra do arquiteto e urbanista Lucio Costa

Divulgação
Na exposição, o público poderá fazer um passeio pela carreira de Lucio Costa, incluindo a maquete do prédio do Ministério da Educação e Saúde, atualmente o Palácio Capanema, no Rio imagem: Divulgação

Da Redação

A atuação de Lucio Costa (1902 - 1998) não se limita a projetos arquitetônicos, como o Plano Piloto de Brasília. Dono de opiniões polêmicas, juntamente com os companheiros de geração, como Oscar Niemeyer, atuou também em outras áreas -- arte, filosofia, sociedade e política. Para celebrar vida e obra do projetista e os 50 anos da Capital Federal, o Museu Nacional do Conjunto Cultural da República abriga entre os dias 13 de maio e 3 de agosto de 2010 a exposição "Lucio Costa - arquiteto".

O objetivo da exposição á apresentar a trajetória profissional -- como projetos em maquetes, fotos de sua carreira -- e pessoal do arquiteto --  em livros e escritos que contam aspectos do seu pensamento abrangente.  A mostra utiliza recursos audiovisuais e de multimídia, que oferecerão ao visitante a possibilidade de ver e ouvir comentários do próprio Lucio Costa sobre todo o acervo ali exposto.

O mezanino do museu vai abrigar um espaço reservado exclusivamente a Brasília, onde o público entrará em contato com o contexto em que a capital nasceu por meio dos originais do Plano Piloto e dos estudos que o precederam. Outro ambiente da exposição foca o projeto de Costa para o Pavilhão da Trienal de Milão, em 1964, chamado Riposatevi (Repousem), que será reproduzido em escala 1/1 com quatorze redes de dormir, nas quais os visitantes poderão relaxar.

Com curadoria e projeto da Casa de Lucio Costa, a mostra terá ainda um programa educativo e um seminário internacional que farão parte do encontro do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco a se realizar em Brasília, no final de julho. Será também lançada durante o evento de abertura, pela PubliFolha, a 3ª edição do livro “Lucio Costa - Registro de uma Vivência”.

Serviço
Exposição Lucio Costa - Arquiteto

Local: Museu Nacional do Conjunto Cultural da República - Setor Cultural Sul, Lote 2, Esplanada dos Ministérios - Brasília/DF
Data: De 13 de maio a 3 de agosto de 2010
Horário: Terça a sexta-feira, das das 9h às 18h30
Preço: Entrada gratuita
Informações: (61) 3325-5220 www.luciocostaarquiteto.blogspot.com

Topo