Casa e decoração

Gdansk, na Polônia, terá museu dedicado à Segunda Guerra Mundial

Studio Architektoniczne Kwadrat / Divulgação
A construção do complexo avaliado em US$ 36 milhões deve começar em 2012 e a inauguração está prevista para 1º de setembro de 2014, aniversário de 75 anos do início da Segunda Guerra imagem: Studio Architektoniczne Kwadrat / Divulgação

SIMONE CAPOZZI

Editora de UOL Casa e Imóveis

O escritório de arquitetura polonês Studio Architektoniczne Kwadrat venceu o concurso para o projeto do Museu da Segunda Guerra Mundial na cidade histórica de Gdansk, na Polônia. O anúncio foi feito na quarta-feira, dia 1º de setembro, aniversário da invasão alemã àquela cidade, ato que deflagrou o início do conflito que durou seis anos (1939-1945) e causou a perde de um inestimável número de vidas. A implantação do edifício será feita na península Westerplatte, ponto exato da invasão.

  • Studio Architektoniczne Kwadrat / Divulgação

    Perspectiva do projeto vencedor do concurso para o Museu da Segunda Guerra Mundial em Gdansk, Polônia, do escritório polonês Studio Architektoniczne Kwadrat

O júri, composto por arquitetos, historiadores de arte e artistas (entre eles o arquiteto Daniel Liebeskind, polonês radicado nos Estados Unidos e Jack Lohman, diretor do Museu de Londres) selecionou o projeto por sua capacidade de representar a brutalidade da guerra, sem privar o visitante de esperança. “O elegante pavilhão e o obelisco fincam-se no solo e atingem o visitante com luz, criando um símbolo da catástrofe e da esperança que sobrevive”, descreve a ata do júri.

  • Studio Architektoniczne Kwadrat / Divulgação

    Planta de implantação do projeto para o Museu da Segunda Guerra Mundial em Gdansk, Polônia, do escritório polonês Studio Architektoniczne Kwadrat

Na ata, o júri também elogia a forma delicada como o complexo interage com a cidade e os monumentos históricos presentes em seu entorno. “A cor e a textura propostas pelos projeto mesclam com suavidade às cores de Gdansk, proporcionando ao museu a capacidade de passar no teste do século 21”, diz a ata.

Críticas

Críticos do projeto, entretanto, fazem objeção às suas dimensões exageradas e o consideram demasiado agressivo – tal como a própria guerra. Alguns ainda questionam o fato de um escritório polonês ter vencido a competição vislumbrando possibilidade de o processo não ter sido tão justo.

Além da função básica de servir como área expositiva, o museu terá também de corresponder à expectativa de se tornar um novo ponto de encontro em Gdansk, para o que sua torre, de onde o visitante terá uma nova vista da cidade, pode ser a maior atração.

  • Studio Architektoniczne Kwadrat / Divulgação

    Além de servir como área expositiva, o museu terá também de corresponder à expectativa de se tornar um novo ponto de encontro na cidade histórica de Gdansk

De acordo com a imprensa polonesa, a construção do complexo avaliado em US$ 36 milhões deve começar em 2012 e a inauguração está prevista para acontecer em 1º de setembro de 2014, aniversário de 75 anos do início da Segunda Guerra.

Topo