Casa e decoração

Projeto do Museu de Arte Moderna de Santos (SP) será apresentado dia 29/09

Metro Arquitetos / Divulgação
Perspectiva eletrônica do Museu de Arte Moderna de Santos, de Paulo Mendes da Rocha e Metro Arquitetos. O projeto será apresentado ao público no próximo dia 29 de setembro imagem: Metro Arquitetos / Divulgação

SIMONE CAPOZZI

Da Redação

No próximo dia 29, será apresentado à população de Santos (SP) o projeto do Museu de Arte Moderna da cidade. Com linhas eminentemente modernistas, o edifício forma um cubo fechado, com apenas um rasgo em linha reta centralizado na fachada. Parte do cubo está suspensa do terreno por uma plataforma vermelha, parte por uma única coluna, o que deixa um vão sob a estrutura, usado como café e área de convivência. Essas características conferem à obra um perfil monumental, pertinente a um museu.

  • Metro Arquitetos / Divulgação

    O edifício deve ser construído em um terreno de 2.800 m² ao lado da Pinacoteca Benedito Calixto, importante marco cultural de Santos. Terá 8.180 m² de área construída e três andares

O edifício deve ser construído em um terreno de 2.800 m² ao lado da Pinacoteca Benedicto Calixto, importante marco cultural de Santos, instalado em um casarão de 1900, com muitos elementos do art noveaux. Terá 8.180 m² de área construída com, no térreo, salão de exposições de 1.135 m², além de café, bilheteria e loja. O primeiro pavimento deve receber auditório, biblioteca e área administrativa; o segundo piso deve concentrar um grande espaço expositivo de 1.200 m² e, o terceiro, mais um salão de exposições e espaços reservados a reservas técnicas e sala de arquivo. Está previsto ainda um subsolo de mais de três mil m² para estacionamento.

Os autores da obra

O projeto está sendo desenvolvido por Paulo Mendes da Rocha, segundo arquiteto brasileiro a receber o prestigioso Prêmio Pritzker (o primeiro foi Oscar Niemeyer) e um dos representantes da chamada Escola Paulista, movimento arquitetônico caracterizado pelo uso do concreto aparente, criação de espaços limpos e funcionais, grandes vãos e monumentalidade.

  • Divulgação

    Foto da maquete do Museu de Arte Moderna de Santos. Com linhas modernistas, o edifício forma um cubo fechado, com apenas um rasgo em linha reta centralizado na fachada

Mendes da Rocha contou com a colaboração do jovem escritório paulistano Metro Arquitetos, formado por Martin Corullon, Anna Ferrari e Gustavo Cedroni. O Metro já trabalhou com o arquiteto em outros projetos, como o da Galeria Leme, em São Paulo, e o da polêmica intervenção no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, que instala uma moderna torre metálica no pátio central da construção eclética do começo do século 20.

A apresentação será feita na Pinacoteca Benedicto Calixto, situada À Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, em Santos, e tem por objetivo iniciar a arrecadação de fundos para a obra.

Topo