Casa e decoração

Projeto liderado por Marcelo Rosenbaum inaugura biblioteca no Pq. Santo Antonio, zona sul de SP

Paulo Pereira / UOL
Fachada da Biblioteca para Todos Parque Santo Antonio, na zona sul de São Paulo, de Marcelo Rosenbaum, no dia da inauguração (21/5/2011) imagem: Paulo Pereira / UOL

Da Redação

Foi inaugurada sábado, 21 de maio, a “Biblioteca para Todos Parque Santo Antonio”. O equipamento integra o projeto A Gente Transforma Parque Santo Antonio, idealizado pelo designer Marcelo Rosenbaum que, em associação a ONGs que atuam na região, trabalha para promover a noção de poder dentro da comunidade. Algo que o designer considera diferente do assistencialismo porque, na opinião dele, confere à comunidade a capacidade de agir e decidir por si.

O Parque Santo Antonio é um distrito carente na zona sul de São Paulo, e outras entidades que mantêm atividades junto à comunidade são a Casa do Zezinho e o Instituto Elos.

A Biblioteca para Todos conta, de início, com um acervo de mil livros novos, assim como acesso a obras digitais de diversos gêneros, além de CDs e DVDs. Um dos patrocinadores do projeto doou 25 computadores, 25 celulares 3G e um equipamento para cinema.

A proposta é que a biblioteca seja um espaço para promoção de atividades culturais e capacitação profissional. A gestão será feita pela Associação dos Moradores do bairro, que está sendo constituída com o apoio da Casa do Zezinho.

Topo