Casa e decoração

Morre o arquiteto João Walter Toscano, professor da FAU-USP e autor de importantes obras em SP

Reprodução João Walter Toscano
Estação do Largo 13 de Maio (1985), em São Paulo, projeto do arquiteto João Walter Toscano, que morreu no domingo, dia 5 de junho imagem: Reprodução João Walter Toscano

GIOVANNY GEROLLA

Colaboração para o UOL

Faleceu no domingo, 4 de junho, aos 78 anos, o arquiteto e professor do Departamento de História da FAU-USP, João Walter Toscano.

Autor de importantes projetos para a cidade de São Paulo, como as estações Largo 13 e Pêssego, além do Terminal Princesa Isabel e do mais novo complexo administrativo Pátio Vila Sônia, pertencente à Linha 4-Amarela do Metrô, Toscano formou-se em 1956 na própria FAUUSP, em uma época de discussões modernistas e desenvolvimentistas com horizontes abertos ao aprimoramento de técnicas construtivas no Brasil.

Seus primeiros projetos já foram para edifícios de uso público, como os desenhados para as Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras de Itu e de Assis, o Clube Recreativo, também em Assis, e outros planos urbanísticos para municípios do interior do estado de São Paulo.

Na década de 60, com bolsa de estudos obtida do governo francês, Toscano especializou-se em planejamento urbano e pré-fabricação. Admirador de Oscar Niemeyer, estudou cuidadosamente cada um de seus projetos, muitos deles com soluções para grandes vãos.

Na década de 1970, trabalhou em projetos como o Balneário de Águas da Prata (SP) e o Campus Universitário de Araraquara (SP),  no qual priorizou aspectos termoacusticos essenciais, a partir da aplicação de materiais como o concreto, combinados à volumetria certa e ao modelado de grandes aberturas e brises.

Em sua tese de doutorado defendida em 1989 afirmava que o espaço deve ser pensado para proporcionar um “intercâmbio de informações objetivas gerais e especiais”, permitindo superar sua compartimentação em unidades estanques, ao privilegiar estruturas longitudinais mais integradas a funções prediais e programas de uso.

João Walter Toscano, nascido em Itu (SP), teve também destaque internacional, premiado pela Bienal de Sofia, na Bulgária em 1987, pela Estação Largo 13. Representou ainda o Brasil em 2002, na Oitava Bienal de Veneza.

Topo