Decoração de ambientes

Madeira revisitada, mobiliário "mutante" e tecnologia são destaques do Salão do Móvel de Milão 2012

Nico Neefs /Divulgação
Sofá Mutação, do designer belga Maarten De Ceulaer, que parece ter crescido organicamente imagem: Nico Neefs /Divulgação

Juliana Nakamura

Do UOL, em São Paulo

A 51ª edição do Salão Internacional do Móvel de Milão começa nesse dia 17 e se estende até 22 de abril com dois propósitos principais. Como já é tradição, o objetivo primeiro é exibir as principais tendências mundiais em mobiliário e acessórios para os próximos 12 meses. Mas este ano, a essa audaciosa proposta, soma-se a intenção de homenagear a cidade italiana que há cinco décadas abriga o evento e é sinônimo de estilo e sofisticação.

A expectativa é de que mais de 300 mil visitantes (a maior parte deles não italianos) confiram o trabalho dos cerca de 2.500 expositores oficiais, distribuídos em mais de 200 mil m² de área.

Promovido desde 1961, o Salão de Milão é, provavelmente, o mais influente evento de design no mundo ao servir de vitrine, não apenas para o talento de renomados designers contemporâneos, mas também para as principais marcas do mercado.

Uma vasta gama de produtos produzidos em diversos locais do globo será exibida durante os seis dias de evento. Entre os expositores estão principalmente empresas que têm uma cultura de valorização da forma e procuram trabalhar com designers com algo a acrescentar, seja partindo de uma linguagem mais clássica, seja inovando e quebrando paradigmas; caso da suíça Vitra e das italianas Arper, Cinova e Lando, apenas para citar algumas.

  • Divulgação

    Tapete Marakatu By Kamy, criado pelo designer Sérgio Matos, está exposto no Salão de Milão

Conforto, sofisticação e desenho atrelado à funcionalidade continuam formando a tríade que define boa parte do desenvolvimento dos objetos. Como tendências, porém, é possível apontar o interesse em explorar a expressividade da madeira - sobretudo com linhas orgânicas – bem como, os designs mais descontraídos e flexíveis, com proposta multifuncional.

Tecnologia em foco

Em 2012, além do salão principal, ocorrem simultaneamente a Eurocucina e a International Bathroom Exhibition, realizadas a cada dois anos e focadas em cozinhas e banheiros, respectivamente. As tradicionais International Furnishing Accessories Exhibition e o Salone Satellite também integram o calendário oficial. Há, ainda, uma série de instalações espalhadas pela cidade, além de atrações paralelas, muitas delas realizadas nas ruas de Milão no chamado circuito “Fuorisalone” (em português, fora do salão).

A interação entre design e tecnologia, em suas diferentes facetas, permeia grande parte dos eventos que compõem o Salão como um todo. Em sua 15ª edição, o Salone Satellite - que se consagrou por mostrar o trabalho de jovens e promissores designers de todo o mundo - dedica-se a esse tema.

Como ocorreu em 2010, a Eurocucina vem acompanhada da FTK (tecnologia para a cozinha), exposição dedicada à inovação tecnológica na área de eletrodomésticos e outros equipamentos que envolvam o preparo e armazenagem de alimentos. A FTK foi organizada em sinergia com a International Bathroom Exhibition, que também mostrará produtos que se apropriam da inventividade técnica para dar mais conforto e prazer aos seus usuários. Com 170 expositores e em sua 4ª edição, a feira comprova que o segmento de banheiros e acessórios para banho é um os mais dinâmicos do setor de decoração.

Participação brasileira 

  • Divulgação

    O designer e artista plástico José Marton, da Marton + Marton, na mostra "Renda-se ao Brasil"

A criatividade dos designers brasileiros também chama a atenção de quem passa pelo Salão de Milão. Já bastante conhecidos do público europeu, os irmãos Campana participam mais uma vez do evento, dessa vez com um sistema multifuncional para cozinhas. No Salone Satellite, o visitante confere um tapete que remete às vestimentas tradicionais do Maracatu, criado por Sérgio Matos; enquanto o paulistano Pedro Franco, expõe cadeiras que exploram a estética natural.

Há, ainda, o chamado “Brazil S/A”, lounge brasileiro de design e decoração instalado no Pallazo Giureconsulti. No local, haverá uma série de exposições, como a “Renda-se ao Brasil”, composta por peças produzidas por uma seleção de designers a partir de um corte de renda com o objetivo de homenagear a cultura e o artesanato do país.

“O evento acontece em um momento muito oportuno, porque o design do Brasil está exercendo influência na Europa e em outros países. A maneira de ser do brasileiro, mais leve, mais colorida e bem humorada, se reflete no jeito de desenhar e de projetar. Essa leveza é uma coisa que o mundo está buscando”, comenta Maria Helena Estrada, curadora do Brasil S/A.

Topo