Topo

Você sabe decorar com espelhos? Aprenda a utilizar esses elementos coringa

Os espelhos precisam complementar a decoração, escolha molduras que não interfiram na ambientação - Getty Images
Os espelhos precisam complementar a decoração, escolha molduras que não interfiram na ambientação Imagem: Getty Images

Juliana Nakamura

Do UOL, em São Paulo

12/06/2012 07h09

Peças fundamentais na decoração de um ambiente, os espelhos podem maximizar a iluminação, conferir amplitude a um local, disfarçar um elemento indesejado e ainda proporcionar um efeito estético único, sofisticado. Só que quando utilizados em excesso ou em locais desfavoráveis, os resultados podem ser desastrosos. Confira a seguir dicas para usar espelhos com sabedoria.

Onde utilizar?

“O espelho deve sempre refletir algo bonito. Mesmo que esteja em um corredor, é fundamental que na parede oposta exista uma composição de quadros bem resolvida ou um papel de parede interessante”, diz o arquiteto Tulio Xenofonte, do TXT Arquitetura.

Nos dormitórios é fundamental cuidar para que o espelho não reflita a cama. “Não é nada legal acordar toda descabelada e amassada e se ver refletida”, destaca a arquiteta Viviane Tabalipa. “Em quartos, procuro usar os espelhos soltos, com a base apoiada no chão, ou então, apenas na parede sobre a cabeceira”, diz Xenofonte.

Além da aplicação em paredes, os espelhos também têm sido usados como revestimento de móveis e armários. Nesses casos, é bom tomar cuidado com os cantos vivos que podem causar acidentes. “O melhor é optar por quinas lapidadas ou bisotadas”, recomenda o arquiteto Aquiles Kílaris.

Feng shui e o espelho nada óbvio

“Hoje em dia há diversos acabamentos, cores e películas, que permitem sair do óbvio espelho prata”, lembra o arquiteto Toninho Noronha, que cita como opções as unidades com tons bronze e fumê.

“O espelho é um coringa que precisa ser usado estrategicamente. Em excesso, ele cria um ambiente over e muito cansativo”, salienta a arquiteta Viviane Tabalipa. Uma recomendação importante é evitar colocar um espelho de frente para outro. Isso pode causar um efeito de fundo infinito, que costuma ser desconfortável para quem fica entre as duas superfícies refletoras.

Pela técnica milenar Feng Shui, o espelho tem o poder de redirecionar a circulação de energia em um ambiente e pode ser usado para refletir e dobrar uma imagem positiva na casa. O uso mais tradicional do acessório é junto à porta de entrada.

Em superfícies espelhadas de grandes dimensões, a dica é definir exatamente a posição das emendas, de preferência em harmonia com outros elementos arquitetônicos ou da decoração do local. “No caso de um espelho posicionado em cima de uma cama cobrindo a parede inteira, tente casar as emendas do espelho com detalhes da cabeceira”, sugere Noronha.