Topo

Saiba com cuidar dos tapetes, que deixam a casa tão aconchegante no inverno

Quer manter os tapetes da casa como novos? A manutenção adequada depende do tipo de material da peça - Divulgação
Quer manter os tapetes da casa como novos? A manutenção adequada depende do tipo de material da peça Imagem: Divulgação

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

30/06/2012 11h35

Chegou o inverno e é hora colocar aquele tapete de lã bem aconchegante na sala de estar. Porém, se nem todo mundo pode dispor de trocas esporádicas de tapeçarias, investir em uma boa peça é o caminho. Tendo um ou diversos tapetes, eles devem receber manutenção adequada para permanecerem bonitos e limpos.

- No cotidiano, para manter os tapetes da casa limpos, passe o aspirador de pó pelo menos uma vez por semana. Não se esqueça de limpar, também, o avesso da peça e não utilize vassouras comuns porque elas podem danificar os fios do tecido.

- Se o tapete ficou guardado por meses, o ideal é levá-lo a uma lavanderia especializada ou lavá-lo em casa, antes de colocá-lo em uso.

- Para secar qualquer tapete, exponha-o em local quente e arejado, mas não direto ao sol para evitar danos nas fibras mais delicadas.

Tipos e cuidados especiais

Há vassourinhas especiais para a limpeza mais leve e, se possível, diária das tapeçarias. Esses utensílios –conhecidos como vassouras mágicas- possuem sistema giratório de cerdas, armazenagem interna de pó e são facilmente encontrados em lojas de utilidades domésticas.

  • Divulgação

    Para os de lã, como o da foto, recomenda-se levá-los a lavanderias especializadas

- Os tapetes nobres, como os persas, devem ser encaminhados a um serviço especializado para limpeza. Os de algodão, lã ou seda, de modo geral, quando lavados com água e detergente podem perder o formato. Por isso, é aconselhável levá-los a uma lavanderia especializada em tapeçarias.

- Para a manutenção mensal dos tapetes feitos de fibras sintéticas ou náilon, prepare uma solução com um litro de água, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e duas colheres de amaciante de roupas. Umedeça um pano com esta solução e aplique sobre toda a superfície. Deixe secar e passe em seguida o aspirador de pó.

Sujou? Dicas para limpar de imediato

- A solução de bicarbonato de sódio (uma colher de chá) ou vinagre branco (duas colheres de sopa) em 100 ml de água pode ser usada para limpar sujeiras pontuais. Depois de aplicá-la sobre as fibras com um pano macio, deixe secar naturalmente.

- Se algum alimento líquido cair sobre o tapete, comprima a sujeira da trama usando um papel toalha ou pano de algodão para que haja a absorção do liquido. Faça isso várias vezes e em seguida, passe um pano umedecido com uma solução de água e gotas de detergente neutro. Para finalizar, passe outro pano apenas umedecido com água e, por fim, deixe secar.

Consultoria: Adriana Saade e Cecília Monteiro, personal organizers