Decoração de ambientes

Saiba quais as vantagens das cortinas e persianas e acerte na hora de comprar e instalar

Divulgação
Cortinas e persianas permitem a entrada de luz natural e protegem os ambientes da luminosidade excessiva imagem: Divulgação

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

Quando for escolher as cortinas ou persianas para a sua casa, pare e pergunte: o que desejo do produto? Proteção solar? Privacidade? Aconchego? Com as dicas do UOL Casa e Decoração, entenda as indicações de cada peça e aprenda como escolher a mais adequada ao ambiente que você deseja decorar.

As cortinas são sempre confeccionadas com tecidos, enquanto as persianas são estruturadas por lâminas horizontais ou verticais. A gerente de produtos da empresa Luxaflex, Andréia Pressato, explica que as vantagens das cortinas são o “aconchego” e a leveza proporcionados pelos tecidos e a infinidade de texturas, cores e níveis de transparência.

Geralmente utilizadas em cozinhas e banheiros por permitirem a ventilação do local, as persianas controlam a luminosidade pela inclinação das lâminas. Para a designer de interiores Paula Coussirat, da Duetto Decorações, este tipo de produto também pode ser usado em quartos e home offices, quando se quer um visual mais "clean".

O raio "x" das cortinas e persianas

No mercado, existe uma variedade de produtos de diferentes materiais e mecanismos de abertura e fechamento. Além das cortinas de tecido tradicionais, com pregas e xales, há as de rolo, indicadas para locais que necessitam de proteção sem a perda total da visibilidade externa; e a romana, estruturada com varetas de sustentação. Outro modelo é o que conta com painéis intercalados, recomendada para grandes vãos de passagem.

As persianas mais comuns são as de alumínio, que oferecem o controle térmico e da luminosidade e são comumente empregadas em ambientes corporativos. Em tons naturais, por sua vez, as de madeira combinam com uma decoração mais despojada.

Tanto para cortinas como para persianas, há mecanismos de abertura e fechamento manuais ou motorizados. Atualmente, há acionamentos mais leves e silenciosos – sistemas motorizados integrados aos de automação da casa, que podem ser acionados por tablets ou celulares.

Topo