Topo

Formigas fazem mais que roubar açúcar: veja como controlá-las e combatê-las

Formigas de cerca de 30 espécies podem infestar a casa e causar danos, inclusive, em eletrodomésticos - Getty Images
Formigas de cerca de 30 espécies podem infestar a casa e causar danos, inclusive, em eletrodomésticos Imagem: Getty Images

Simone Sayegh

Do UOL, em São Paulo

12/10/2012 07h00

Viver confortavelmente instalado em uma área urbana não garante proteção alguma contra insetos. Já vimos que muitos deles acompanham o homem tanto no campo como nas cidades, caso das pulgas e dos cupins, estes últimos considerados pragas urbanas.

Infelizmente, não são somente essas espécies que atacam nossas residências, lojas ou escritórios. Nos grandes centros, podemos citar a disseminação de mais dois pequenos e insidiosos bichinhos: as formigas e as moscas de banheiro.

As formigas atacam locais com maior concentração de alimento, como a cozinha, enquanto que as mosquinhas dão preferência aos banheiros e ralos. Ambas são pequenas, fáceis de achar, mas difíceis de matar – ou controlar. 

  • Divulgação

    Clique e veja como eliminar as mosquinhas 

Formigas em toda parte

A pesquisadora Dra. Ana Eugênia de Carvalho Campos, do Instituto Biológico de São Paulo, explica que são cerca de trinta as espécies de formigas presentes nas cidades e consideradas pragas urbanas. Todas pertencentes à família Formicidae e, a maioria, pequenin - de 2 a 4 mm -, d’entre as quais se destacam a formiga louca (Paratrechina longicornis), a cabeçuda (Pheidole spp.), a carpinteira (Camponotus spp.) e - mais comumente nos quintais, praças e parques - as lava-pés (Solenopsis sp).

No entanto, é provável que a variedade que ataque seu açucareiro seja a Tapinoma melanocephalum, mais conhecida como “fantasma”: miniformigas que surgem “do nada” e são encontradas nos lugares mais improváveis, como um bule de café. “Essas formigas são muito pequenas, medem cerca de 1,5 mm de comprimento, com pernas, abdome e antenas amareladas, e cabeça e tórax escuros”, explica Carvalho Campos. Persistentes, esses insetos são atraídos por todo tipo de alimento sendo que um grande número de operárias é recrutado para tal fim.

Segundo a pesquisadora, as “fantasmas” podem viver em qualquer lugar da casa, ocupando espaços como rachaduras nas paredes, frestas, pedaços ocos de portas e até mesmo equipamentos eletrônicos. Geralmente, o foco de origem é algum objeto ou vaso que contenha um ninho ou – nos casos de apartamentos ou casas geminadas – os conduítes de eletricidade, que servem como corredores entre as unidades habitacionais.

De acordo com a Dra. Priscila Cintra Socolowski, do Controle de Animais Sinantrópicos do Hospital das Clínicas da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) de Botucatu, as características biológicas básicas de qualquer destas espécies citadas, as “tramp species (formigas andarilhas) são: a convivência em íntima associação com o homem; a coexistência - no mesmo ninho - de várias gerações; migração periódica de posicionamento do ninho e a presença de muitas rainhas em uma mesma comunidade (até 200, dependendo da espécie). 

Veja nas abas abaixo como prevenir e combater esses insetos: