Decoração de ambientes

Árvore de Natal: crie um enfeite cheio de significados para sua casa

Reinaldo Canato/UOL
Brunete Fraccaroli fugiu às tradicionais cores do Natal e compôs uma árvore divertida em rosa e azul imagem: Reinaldo Canato/UOL

Rosangela de Moura

Do UOL, em São Paulo

A árvore de Natal da arquiteta Brunete Fraccaroli ganha uma nova roupagem a cada ano. O arquiteto Ricardo Caminada, por sua vez, opta por apenas acrescentar novos acessórios aos usados em Natais anteriores. Reflexos de personalidades diferentes, no – talvez – mais icônico e tradicional enfeite natalino, algo que a árvore da sua casa também pode enfatizar.

Gostos, aspectos importantes de sua vida, memórias, desejos para os próximos 12 meses. Pensar com carinho na composição da árvore faz dela algo muito além do pinheirinho cheio de bolas coloridas. Por isso, O UOL Casa e Decoração pediu aos arquitetos que montassem seus enfeites frente às lentes, para que você se inspire e crie, neste Natal, a melhor e mais significativa árvore da história de sua família.

Brunete: irreverente e divertida

A versão 2012 da produção de Fraccaroli harmonizou os tons de rosa, azul e dourado. Marcadas por muito brilho, as peças foram cuidadosamente selecionadas pela arquiteta em lojas tradicionais de enfeites natalinos e no comércio popular, na rua 25 de março em São Paulo, como a borboleta feita de lycra que faz as vezes de ponteira da árvore.

Os acessórios foram distribuídos sempre pela cor - na sequência azul-rosa - e seguindo a ordem de elementos: bolas, gotas, sinos, plumagens metalizadas e, por fim, penas douradas de pavão. O toque lúdico ficou por conta das divertidas borboletas cobertas de brilho.

Cor e brilho, por sinal, são os pontos-chave nas diversas opções de enfeite. “Não precisamos seguir o tema tradicional do vermelho e branco”, diz Fraccaroli. “Podemos, sim, ousar em outras cores, e aí está uma proposta diferente e colorida que revela totalmente o meu estilo”.

  • Reinaldo Canato/ UOL

    Ricardo Caminada coloca enfeites nostálgicos e afetivos na árvore de Natal de sua família

Caminada: clássica e cheia de significado

O conceito da árvore de Natal do arquiteto Ricardo Caminada segue o estilo tradicional. Sua primeira dica para montar uma árvore é entender o significado que ela tem para cada um. “No meu caso, ela representa diversas coisas, desde o Natal propriamente dito - que é o nascimento de Cristo e os ensinamentos que vieram com ele - até a união da família e dos amigos e a tradição que esse momento evoca: de festas e histórias que fazem parte da nossa vida”, revela.

Dessa forma, podemos dizer que a árvore montada pelo arquiteto é um verdadeiro patchwork, com adereços que remetem à história (a dele como pessoa, em especial) e à tradição. Caminada colocou na árvore enfeites antigos que herdou da família, alguns que ganhou de amigos, outros adquiridos em viagens e os que relembram Natais especiais.

“Para mim uma árvore deve refletir o que a vida é, com uma grande mistura de texturas, cores e formas”, afirma. O arquiteto começou a montar a estrutura de baixo para cima e, para facilitar a organização dos adereços, aplicou as lâmpadas em volta dos galhos, antes de acomodar os acessórios.

Em seguida, colocou os enfeites maiores na parte inferior e os menores mais no alto, para que o conjunto ficasse proporcional. Os adornos mais importantes devem ter local de destaque, ensina o arquiteto, mas a parte de trás da árvore deve estar “recheada” na mesma proporção que a da frente.

Para arrematar, não se esqueça dos extremos: no topo, a ponteira – seja ela uma estrela ou qualquer outro elemento – é o enfeite mais importante do conjunto; enquanto a base (pé), que nem sempre é bonita, precisa ser “camuflada” com presentinhos ou outros mimos. A estratégia do arquiteto foi usar bicos-de-papagaio, flores muito empregadas nessa época.

Onde adquirir os enfeites:

- Árvore divertida

Bolas; gotas coloridas; sinos e acessórios como galhos, penas e plumagens são da Cecilia Dale (www.ceciliadale.com.br). A borboleta de lycra é da loja de festas da 25 de março, Palácio dos Enfeites (www.palaciomundodosenfeites.com.br) e a árvore de Natal, da Cromus, foi adquirida na Nnovità Regali (www.nnovitaregali.com.br).

- Árvore clássica

A árvore é da Cecilia Dale e os enfeites são da Hob & Nob (11 3083-4086), de lojas da 25 de março – em São Paulo - e de compras feitas durante viagens e reunidos durante os anos.

Topo