Decoração de ambientes

Aprenda a fazer um móbile de flor de cerejeira com a técnica kirigami

Leandro Moraes/UOL
O kirigami, arte japonesa do recorte de papel, rende enfeites elaborados e delicados para a casa imagem: Leandro Moraes/UOL

Priscila Tieppo

Do UOL, em São Paulo

Técnica usada para decorar os templos religiosos do Japão, o kirigami é a arte em papel que também pode ser chamada de origami arquitetônico, por unir dobradura e recorte. Naomi Uezu, professora da técnica, tem viajado o Brasil para ensinar a confecção de enfeites e artigos diversos com basicamente papel, tesoura e paciência. “Acaba se tornando uma terapia”, afirma.

Para apresentar o kirigami aos internautas do UOL, Uezu escolheu dar o passo a passo de um móbile que pode ser usado como cortina ou enfeite. O ideal, segundo a artista, é compor o móbile com cinco fios contendo as flores da cerejeira recortadas em papel. Uezu não recomenda que sejam colocados apenas quatro fios: “Por uma superstição japonesa, o quatro significa morte. Muitos prédios de lá nem têm o quarto andar, por exemplo”, explica a professora, que estudou no Japão.

Antes de mostrar a técnica, Uezu conta que escolheu este móbile por dois motivos: “Primeiro, porque ele é mais fácil de fazer, e, depois, porque a flor de cerejeira possui um forte significado”. O florescer da sakura (flor de cerejeira, em japonês) inspira manifestações culturais no Japão. No entanto, a flor enfraquece rapidamente e cai. “Isso nos faz pensar que, assim como a flor, que nasce e morre, a vida também é muito passageira e devemos aproveitar para viver o presente intensamente”, conclui a artista.

Para fazer o móbile: 

Material:

- Papel Color Plus (fortmato A4, 120 g) nas cores rosa claro e pink

- Tesoura

- Caneta sem tinta

- Molde (Clique aqui para baixar o molde)

- Pingente de acrílico (transparentes)

- Continhas de acrílico (transparentes)

- Miçangas prateadas

- Fios de náilon (025 mm)

- Ganchinhos tipo anzol (para bijuterias)

Veja passo a passo como fazer o móbile no álbum de fotos.

Topo