Casa e decoração

Arquitetura luso-brasileira e design latino são destaques em exposições

Divulgação
A casa M+R, do arquiteto português Pedro Sousa, integra a mostra "Local x global: a arquitetura como lugar" imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

Arquitetura luso-brasileira e design ibero-americano. Estes são os temas de duas mostras que abrem simultaneamente neste dia 16 no MCB (Museu da Casa Brasileira), em São Paulo. Em “Local x global: arquitetura como lugar”, são expostos 20 projetos residenciais da atualidade no Brasil e em Portugal, com curadoria da arquiteta portuguesa Bárbara Silva.

Por sua vez, a “BID 8|10|12” reúne uma amostra representativa das três edições (2008, 2010 e 2012) da Bienal Ibero-Americana de Design (BID), evento que acontece a cada dois anos em Madri, na Espanha.
 
 
Diálogo entre portugueses e brasileiros: a exposição “Local x global: arquitetura como lugar” apresenta, a partir do objeto "casa", um recorte de projetos assinados por profissionais dos dois países, revelando seus modos de viver e de pensar a arquitetura. “Entendemos que a 'casa' é o tema que ainda nos consegue transmitir referências próprias que fazem parte da personalidade de cada lugar”, diz a curadora.
 
Painéis fotográficos, desenhos, maquetes e vídeos compõem a mostra realizada em parceria com a editora portuguesa NOTE.  
 
A BID no Brasil: para a mostra “BID 8|10|12”, foram selecionadas 50 peças, 12 trabalhos digitais e 96 painéis - entre design gráfico, produtos, moda, têxtil e design de interiores - que estiveram nas edições 2008, 2010 e 2012 da Bienal Ibero-Americana de Design (BID), na capital espanhola.  
 
Com curadoria de Giovanni Vannucchi e Ruth Klotzel, a BID no Brasil mostra um panorama da evolução do design em países ibero-americanos, com destaque a produção contemporânea em cidades como São Paulo, Buenos Aires e Bogotá. 
 
Serviço:
Exposição “Local x global: a arquitetura como lugar”
Visitação: 16 de abril a 9 de junho de 2013 
 
Exposição “BID 8|10|12 - Bienal Ibero-Americana de Design”
Visitação: 16 de abril a 16 de junho de 2013 
 
Onde: MCB (Museu da Casa Brasileira) – Av. Faria Lima, 2.705 – São Paulo/SP
Horário de funcionamento: de terça a domingo das 10h às 18h 
Mais informações: www.mcb.org.br
 
Topo