Últimas de Estilo de vida

Limpe a geladeira de forma eficiente e sem causar danos ao eletrodoméstico

Getty Images
Faça a limpeza da geladeira usando sempre uma esponja ou pano macio para evitar riscos nas superfícies imagem: Getty Images

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

Esponja ou pano macio e detergente neutro. Pode parecer pouco, mas essas ferramentas simples são eficientes e adequadas à limpeza da geladeira. Para que você não estrague o acabamento externo, interno ou a borracha durante a faxina, o UOL Casa e Decoração selecionou esta e outras orientações de higienização. Tais dicas, se seguidas, ajudam a aumentar a durabilidade do aparelho e, principalmente, a preservar os alimentos refrigerados, evitando a contaminação pelo uso inadequado de limpadores.

Periodicidade

Ao fazer a limpeza da cozinha semanalmente, aproveite e higienize a parte externa da geladeira. Por sua vez, o asseio interno do eletrodoméstico pode ser realizado a cada 15 dias ou uma vez por mês. A periodicidade varia de acordo com a freqüência de uso. Por exemplo, se você mora sozinho e fica o dia todo fora de casa, uma limpeza interna mensal é suficiente.

Proibidos!

Nunca utilize escova ou palha de aço, esponjas ou panos ásperos e produtos com amônia, álcool e substâncias abrasivas em seu refrigerador. Esses materiais podem riscar as superfícies, extrair a pintura e danificar a estrutura dos materiais plásticos que compõem o aparelho. Evite também os limpadores multiuso ou outros produtos que possuam em sua fórmula alguma fragrância intensa. Esse aroma pode penetrar em alguns componentes internos do eletrodoméstico e, ainda, contaminar os alimentos armazenados.

Passo a passo

Para a limpeza externa da geladeira: pegue uma esponja ou pano macio e o umedeça em uma solução de água e detergente neutro. Atenção! Bastam algumas gotas do produto! Limpe a porta e todas as superfícies das laterais e superior. Em seguida, passe um pano úmido e limpo para remover resíduos do sabão e na sequência, para evitar manchas, retire toda a umidade com a ajuda de um pano seco.

Donas de casa ensinam seus truques de limpeza da casa

  • Getty Images

Para retirar a poeira que se acumula sobre o condensador localizado atrás do refrigerador, é indispensável desligar o aparelho da tomada. A sujeira do condensador pode ser removida com uma escovinha seca, um espanador ou mesmo com o uso do aspirador de pó. Nunca use água para higienizá-lo.

Para limpeza interna, é importante primeiro desconectar o refrigerador da fonte de energia elétrica e remover todos os alimentos. Para conservá-los durante a higienização, coloque-os em uma caixa térmica de isopor. Como a geladeira está desligada, faça o degelo do congelador ou freezer, caso seu aparelho não seja um modelo "frost free" (que impede a formação de gelo nas paredes do compartimento).

Em hipótese nenhuma use instrumentos pontiagudos para retirar o gelo e não lave o aparelho utilizado mangueiras de borracha ou baldes.

As partes removíveis como gavetas, grades e divisórias da porta podem ser extraídas do refrigerador e lavadas em água corrente, na pia. Use detergente neutro e uma esponja bem macia para evitar riscos. Em seguida, seque completamente cada item.  

Para faxinar o corpo interno da geladeira use, novamente, uma esponja ou pano macio umedecido em água com um pouco de detergente. Depois, passe um pano úmido para eliminar qualquer resquício do detergente e, por fim, não se esqueça de secar bem.

Para concluir a limpeza, passe um pano úmido na borracha da porta do eletrodoméstico, esfregando levemente. Alcoóis e outros abrasivos não devem ser aplicados sobre a borracha de vedação.

Geladeira: veja como escolher e manter o eletrodoméstico

  • Getty Images

    Após limpar a parte externa da geladeira, seque bem para não deixar manchas


Truques caseiros

Como alternativa à solução de água e detergente, uma dica é misturar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um litro de água morna. A substância age como um desengordurante, deixando limpo o refrigerador e mantendo a brancura do material interno.  

O conhecido truque caseiro do carvão serve para absorver os cheiros desagradáveis dentro da geladeira, porém, coloque os pedaços do material dentro de um copo ou de um potinho destampado para impedir o contato com os alimentos.

Por sua vez, para sentir um aroma ameno ao abrir o eletrodoméstico, deixe dentro do refrigerador um pote pequeno com um chumaço de algodão umedecido com algumas gotinhas de essência de baunilha comestível.

No entanto, para prevenir odores, vale uma dica simples: sempre mantenha os alimentos armazenados em recipientes fechados ou vedados com filme plástico de cozinha.

Consultoria: Dany Chaves, especialista em qualificação profissional doméstica e sócia da agência Veritas; e Vera Corradi, personal organizer da empresa Organize sua Vida OZ!

Topo