Casa e decoração

Ainda dá tempo: veja dicas e deixe a casa bonita para o Natal

Getty Images
Decore com enfeites dos Natais passados e use a imaginação para deixar a casa linda imagem: Getty Images

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

Estamos a uma semana do Natal e sua casa ainda não entrou no clima da festa? Não se preocupe, ainda dá tempo de compor, com criatividade e um pouco improviso, uma decoração de última hora. As designers de interiores Adriana Fontana, Cristina Barbara e Natália Meyer e a arquiteta e decoradora Érica Salguero mostram como usar elementos tradicionais e deixar a casa mais receptiva, aproveitando itens das comemorações passadas.

Getty Images
Crie uma árvore de Natal alegre com enfeites coloridos imagem: Getty Images
Árvore de Natal – A árvore de Natal não pode faltar! Se você está cansado daquela mesma estrutura usada todos os anos, decorada com os mesmos enfeites dos últimos dez Natais, que tal comprar um pinheiro natural ou mesmo inovar na composição da “velha” árvore? Uma dica barata é incrementar as bolas velhinhas com grandes laços de fita.

As combinações "vermelho com dourado" e "prata com azul" são tradicionais e infalíveis, mas sinta-se livre e crie de acordo com seu gosto: valem laçarotes produzidos com fitas estampadas (xadrez, por exemplo) e até montar uma mistura colorida, intercalando galhos com bolas e estrelas feitas de papel cartão (ou outro com gramatura alta) recortado e incrementado com glitter ou brocal.

Outra alternativa bem simples é "desenhar" na parede da sala de estar uma árvore de Natal usando o cordão de luzinhas. E se quiser uma “árvore” diferente e improvisada, pegue uma escada de madeira, com apoio duplo, e a enfeite com vasinhos de bico de papagaio, pinhas e velas, todos apoiados nos degraus. Finalize com laços e luzes fixados na estrutura da escada.

Getty Images
Crie uma árvore de Natal alegre com enfeites coloridos imagem: Getty Images

Getty Images
Coloque sobre a mesa de centro velas e bolas de Natal imagem: Getty Images
Velas – As velas sempre dão aconchego ao ambiente, sejam elas colocadas sobre a mesa de jantar, no aparador ou nas mesas de apoio lateral ou central na sala de estar. No aparador, por exemplo, uma dica é usar as velas de sete dias comuns, contornadas por pauzinhos de canela. Para fixá-los à cadeia, utilize uma fita finalizada com um laço. Ao lado do adereço aromático, coloque uma "bombonière" com doces ou frutas secas.

Você também pode posicionar as velas em castiçais ou mesmo dentro de taças ou copos de vidro ou cristal. Para decorar a mesa de centro, uma ideia é dispor velinhas de diferentes alturas, rodeadas por bolinhas que sobraram da montagem da árvore. Atenção: tome cuidado ao usar esses itens decorativos se tiver crianças e animais domésticos por perto. E não se esqueça de apagá-las antes de dormir, para evitar acidentes.

Getty Images
Bicos de papagaio podem também decorar a guirlanda imagem: Getty Images
Guirlanda – Uma bonita guirlanda para decorar a porta principal faz toda a diferença e dá o clima do Natal logo na entrada da casa. Vale apostar em uma peça feita por você, que fica baratinha e, de quebra, dá personalidade ao espaço decorado. Para um enfeite com um ar mais natural, a sugestão é comprar uma estrutura verde sem detalhes e incrementá-la com laços de linho cru, ramos de orquídeas brancas e algumas pinhas. Arremate a composição prendendo algumas bolas douradas.

Se você é um amante dos vinhos e tem muitas rolhas guardadas, a dica é utilizá-las para montar uma bela guirlanda! O processo é de baixo custo e pouco trabalhoso. O toque "a mais" fica por conta da inserção de um elemento que se relaciona intimamente com os moradores na decoração tradicional de Natal.

Getty Images
Bicos de papagaio podem também decorar a guirlanda imagem: Getty Images

Getty Images
As luzes de Natal que não piscam são menos cansativas imagem: Getty Images
Luzinhas – As luzes de Natal proporcionam um efeito interessante, mas é preciso cautela ao utilizá-las. Para um resultado mais agradável, empregue as luzinhas brancas (ou amarelas) em vez das coloridas. Também dê preferência às que não piscam, porque ao serem acesas, a iluminação ficará mais gostosa e não cansará com facilidade. Um exemplo clássico para o emprego das luzinhas é na decoração da janela da sala: contorne o caixilho com os cordões ou mangueiras. O brilho-extra é dado pelos enfeites, como bolas e pinhas, pendurados por fitinhas coloridas, que embonecam a composição.

Getty Images
As velas trazem aconchego, use-as para decorar a mesa imagem: Getty Images
Arranjo para mesa de jantar – Flores, pinhas e velas são ótimos elementos para criar o arranjo para a mesa de jantar. Um vaso pode receber, por exemplo, bicos de papagaio, conhecidos como “flor do Natal”, combinados a outras flores de corte convencionais. Outro uso para os bicos de papagaio  é em uma composição sobre uma bandeja ou prato de metal, aliando-os às pinhas e candeias. Todavia, a simples combinação de flores e velas comuns cria uma mesa mais interessante e festiva (veja o exemplo abaixo).

Feito o arranjo, invista em outros acessórios para compor a mesa natalina: escolha uma toalha toda branca ou vermelha ou com tema natalino. Opte pela louça branca e por talheres de prata ou de aço inox para criar um conjunto chique, elegante e equilibrado. E lembre-se: pequenos detalhes, como enfeitar as cadeiras com laços de fitas de cetim ou amarrar os guardanapos com lacinhos e enfeitá-los com galhos de pinheiro ou flores delicadas, sempre surpreendem as visitas.

Getty Images
As velas trazem aconchego, use-as para decorar a mesa imagem: Getty Images

Getty Images
A botinha do Papai Noel sempre agrada a criançada! imagem: Getty Images
Meias do Papai Noel – As simbólicas botinhas ou meias do Papai Noel ficam muito bem quando penduradas na lareira ou na janela, junto à base ou em um varalzinho pendente no vão. Coloque uma peça para cada membro da família e escreva com uma caneta brilhante o nome de cada um na sua respectiva peça. Caso tenha crianças em casa, deixe os enfeites a uma altura para que a molecada tenha acesso. Por fim, esconda lá algum agrado aos pequenos, como doces ou brinquedinhos!

Topo